O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta sexta-feira (10), que os 34 brasileiros e parentes de brasileiros que tentam sair de Gaza foram até a fronteira com o Egito, mas não puderam passar. Autoridades israelenses haviam dito ao governo brasileiro que eles seriam liberados nesta sexta, o que não ocorreu ainda.

“A situação em Gaza não permite dizer se será hoje, amanhã ou quando. É uma região conflagrada e são inúmeras as questões que dificultam a abertura”, declarou o ministro das Relações Exteriores.

“Ontem ele, Eli Cohen, ministro das Relações Exteriores de voltou a me informar que estavam autorizados, e os nomes estavam em poder das autoridades na fronteira e sairiam hoje, mas novamente não saíram”, disse o ministro.

É a segunda vez que o governo brasileiro tem a indicação do governo israelense de que os brasileiros serão retirados e a expectativa não se confirma.

De acordo com Mauro Vieira, são 34 brasileiros e parentes próximos de brasileiros em Gaza aguardando repatriação, cerca de metade seriam menores de idade.

Com informações da Agência Estado