Fronteira de Gaza com Egito é fechada e brasileiros ficam retidos

Segundo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, brasileiros foram até a fronteira com o Egito, mas “não puderam passar”

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
População foi orientada a deixar o norte de Gaza; Hamas pede permanência (Times of Gaza, X, Reprodução)
Faixa de Gaza (Times of Gaza, X, Reprodução)

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse nesta sexta-feira (10), que os 34 brasileiros e parentes de brasileiros que tentam sair de Gaza foram até a fronteira com o Egito, mas não puderam passar. Autoridades israelenses haviam dito ao governo brasileiro que eles seriam liberados nesta sexta, o que não ocorreu ainda.

“A situação em Gaza não permite dizer se será hoje, amanhã ou quando. É uma região conflagrada e são inúmeras as questões que dificultam a abertura”, declarou o ministro das Relações Exteriores.

“Ontem ele, Eli Cohen, ministro das Relações Exteriores de Israel voltou a me informar que estavam autorizados, e os nomes estavam em poder das autoridades na fronteira e sairiam hoje, mas novamente não saíram”, disse o ministro.

É a segunda vez que o governo brasileiro tem a indicação do governo israelense de que os brasileiros serão retirados e a expectativa não se confirma.

De acordo com Mauro Vieira, são 34 brasileiros e parentes próximos de brasileiros em Gaza aguardando repatriação, cerca de metade seriam menores de idade.

Com informações da Agência Estado

Conteúdos relacionados

Deputados estão em Washington para acompanhar posse de Donald Trump