Pular para o conteúdo
Mundo

Netanyahu facilita porte de armas e promete resposta dura aos palestinos

Polícia israelense isolou a casa da família do jovem palestin autor do atentado na sinagoga em Jerusalém
Agência Estado -
Benjamin Netanyahu (Foto: Reprodução, Facebook)

O primeiro-ministro de , Binyamin Netanyahu, anunciou neste domingo, 29, medidas para facilitar o porte de armas para israelenses e um novo pacote de ações para reprimir os palestinos. Liderando uma coalizão que inclui a extrema direita, o premiê está pressionado para dar uma resposta dura ao ataque a uma sinagoga de Jerusalém, que deixou sete mortos – o atentado mais mortal contra judeus na área desde 2008.

No domingo a polícia israelense isolou a casa da família do jovem palestino Khairi Alqam, de 21 anos, autor do atentado na sinagoga em Jerusalém – o ataque aconteceu um dia após o Exército de Israel lançar a ofensiva mais mortífera em anos na cidade de Jenin, na Cisjordânia, território ocupado – dez palestinos morreram.

Nos últimos dias, a espiral de violência parece não ter fim. No sábado, um garoto palestino de 13 anos abriu fogo contra um grupo de israelenses que transitavam por Jerusalém, ferindo duas pessoas. No domingo, moradores de um vilarejo palestino nos arredores de Ramallah disseram que um grupo de um assentamento israelense havia queimado uma casa.

De acordo com a Wafa, agência de dos palestinos, foram registrados um total de 144 ataques de colonos judeus na Cisjordânia – incluindo incidentes menores, como confrontos envolvendo o lançamento de pedras.

Armas

No domingo, Netanyahu disse que facilitar aos israelenses o acesso a armas de fogo reduzirá a violência. “Nós temos visto, repetidamente, que civis heroicos, armados e treinados salvam vidas”, afirmou o premiê israelense.

Outras medida anunciada neste domingo por ele incluem a expansão dos assentamentos na Cisjordânia ocupada e a revogação dos direitos de residência de parentes de palestinos que cometem ataques.

Autoridades de Israel começaram neste domingo a demolir casas de palestinos envolvidos no ataque da sinagoga. “Israel dará uma resposta poderosa, rápida e precisa ao ataque de sexta-feira.”

Netanyahu é um político experiente e já lidou com muitas crises com os palestinos. A diferença, desta vez, está na coalizão que forma o governo que ele lidera, formada por nacionalistas, religiosos e radicais de direita. Muitos analistas temem que a natureza da aliança torne dificulte uma saída para a crise.

Extremismo

Também no domingo, Abu Jamal, um eletricista de 50 anos, observava o cerco policial à casa de Alqam, o atirador da sinagoga, esperando a chegada das equipes de demolição. De acordo com ele, o clima nos bairros palestinos de Jerusalém Oriental era incendiário. “Este novo governo de Israel é radical”, afirmou. “Eles continuarão colocando cada vez mais pressão sobre nós – até explodirmos.”

Embora os policiais israelenses acreditem que Alqam tenha agido sozinho no ataque à sinagoga, eles anunciaram a de pelo menos 42 pessoas em conexão com o atentado de sexta-feira, incluindo parentes do atirador.

Pacote de medidas do governo israelense

– Porte de armas: Netanyahu acredita que facilitar o acesso a armas de fogo reduzirá a violência em Israel.

– Assentamentos: Netanyahu defende a expansão de assentamentos na Cisjordânia, uma exigência de seus aliados mais radicais.

– Direitos: Para premiê, outra forma de contenção é revogar os direitos de residência de parentes de palestinos que cometem ataques.

(Com agências internacionais)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Polícia prende suspeito de homicídio e apreende armas em Porto Murtinho

Com gol de pênalti no último minuto, Bahia vence o Ceará pelo Brasileirão

Onça-pintada é encontrada morta no Rio Paraguai na região do Pantanal em Corumbá

Esquadrão Anti-bombas do Bope chega à Corumbá depois de artefato ser encontrado

Notícias mais lidas agora

Vaticano divulga que Papa Francisco morreu por AVC e insuficiência cardíaca

Canonização de Carlo Acutis só ocorrerá após nomeação de novo Papa

Paróquia de Campo Grande que recebeu bençãos do Papa Francisco monta altar com homenagem

Número de sócio do Papa Francisco no San Lorenzo coincidem com idade e horário de morte

Últimas Notícias

Cotidiano

Arcebispo Dom Dimas celebrou missa em ação de graças pela vida e pontificado do Papa Francisco

Esta foi a primeira missa em Ação de Graças pelo Papa Francisco presidida pelo arcebispo, após a morte do Sumo Pontífice

Polícia

VÍDEO: Grupo de Bombas e Explosivos do BOPE detona e remove artefato bélico em Corumbá

BOPE chegou à Corumbá no início da noite desta segunda-feira (21) para lidar com a ocorrência que mobilizou as forças de segurança locais.

Esportes

Aquidauana brilha na Copa Centro-Oeste de Handebol e conquista o vice-campeonato

Atleta Gustavo Belardo foi eleito o melhor jogador (MVP) da competição, além de artilheiro e melhor armador esquerdo

Polícia

Mulher é vítima de golpe após permitir entrada de desconhecida em sua casa para “oração”

Suspeita adentrou a casa primeiro pedindo muda de ervas do quintal e, logo depois, ofereceu orações por "sentir o ambiente pesado"