Os militares de afirmaram que se aproximam do que chamam de controle operacional total no norte da Faixa de Gaza e ordenaram que dezenas de milhares de residentes que já foram deslocados evacuassem novamente, para outra área central.

Analistas militares israelenses disseram que o controle de Israel sobre o norte não significa que os militares tenham eliminado a presença do Hamas no território, mas sim que Israel está restringindo a capacidade do Hamas de realizar ataques.

Contribuindo para a incapacidade de Israel de solidificar o seu domínio sobre o território de Gaza está a rede de túneis profundos do Hamas, que o grupo utiliza para realizar ataques às forças israelenses, segundo analistas.

Os militares israelenses não responderam imediatamente a um pedido de comentário sobre os padrões que definiriam um controle operacional total sobre o norte de Gaza. Mas militares disseram que descobriram recentemente redes de túneis, incluindo uma na cidade de Gaza que, segundo eles, fornecia à liderança sênior e aos agentes do Hamas uma passagem secreta através do enclave.