O presidente da , Javier Milei, afirmou nesse sábado (23) no X, que está trabalhando para que o país reconheça o Hamas como uma organização terrorista. O discurso foi dado em resposta à publicação de uma deputada que pedia a inclusão do grupo armado na lista de terroristas.

“Estamos trabalhando nisso”, disse Milei em resposta à deputada Sabrina Ajmechet, que é presidente da Comissão de Liberdade de Expressão na Argentina e de Pensamento Político na UBA (Universidade Federal de Buenos Aires).

Ela havia publicado anteriormente: “Que os judeus argentinos tenham direito a um desejo de Natal: o Hamas deve ser incluído na lista das organizações terroristas. Estamos esperando que o governo faça isso”.

Classificação

Os Estados Unidos, a União Europeia, Reino Unido, Israel, Japão, Canadá e outras nações reconhecem o Hamas como uma organização terrorista. O Brasil, por sua vez, não adota essa classificação.

A decisão do Brasil em relação ao Hamas é que o país acompanhe as decisões do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), que tem a atribuição de qualificar grupos como terroristas, além de decidir sobre sanções.

Com informações da Agência Estado