Uma mala de ferramentas perdida por astronautas durante ajustes na ISS (Estação Espacial Internacional, em português) pode ser vista da Terra com binóculos. O objeto inusitado se juntou aos milhares de pedaços de lixo espacial presentes na órbita da Terra.

Enquanto as astronautas da Nasa Jasmin Moghbeli e Loral O’Hara faziam uma caminhada espacial no lado externo da Estação Espacial, uma bolsa com ferramentas escapou e flutuou para longe. O item apareceu em imagens das câmeras externas. Agora, a maleta está orbitando a Terra um pouco à frente do complexo orbital.

A bolsa de ferramentas é bastante brilhante, e sua magnitude está um pouco abaixo do limite mínimo para a observação de objetos a olho nu. Por isso, é possível observar o objeto como binóculos e pequenos telescópios.

No entanto, o observador deve estar longe da poluição luminosa, ou seja, em uma área com pouca iluminação artificial, como em campos e montanhas fora das cidades grandes.

O esperado é que o objeto permaneça alguns meses se movendo ao redor da Terra, até começar a descer em sua órbita. Quando perder altitude suficiente, a bolsa vai atravessar os gases atmosféricos, sendo queimada durante o processo.