Um incêndio violento aparentemente causado por fogos de artifício disparados para celebrar um casamento cristão no consumiu um salão de festas lotado, matando cerca de 100 pessoas e deixando outras 150 feridas, enquanto as autoridades alertam que o número de vítimas ainda pode aumentar.

As autoridades afirmaram que os materiais de construção inflamáveis também contribuíram para o desastre. Funcionários que trabalhavam no salão onde ocorria o casamento foram detidas pelas autoridades de segurança locais como parte da investigação da tragédia.

O incêndio aconteceu na área de Hamdaniya, na província iraquiana de Nínive, disseram as autoridades. Essa é uma área predominantemente cristã nos arredores da cidade de Mosul, cerca de 335 quilômetros a noroeste da capital Bagdá.

Não houve um pronunciamento oficial por parte das autoridades sobre a causa do incêndio, mas o canal de de televisão local Rudaw exibiu imagens mostrando pirotecnia lançando chamas do chão do evento e incendiando um lustre.

Testemunhas

Diversas testemunhas, incluindo Faten Youssef, de 50 anos, que participou do casamento, disseram que o fogo começou enquanto os noivos começaram a dançar a valsa. As chamas percorreram as decorações de plástico e o teto começou a desabar, disse ela.

“Chamas começaram a cair sobre nós”, disse Faten à Associated Press. “As coisas estavam caindo e bloqueando o caminho para a saída.”

Ela disse que a família dela encontrou uma saída pela cozinha, depois de lutarem contra a fumaça e as chamas e seu filho não conseguir chutar uma outra porta de saída emperrada.

Sobreviventes chegaram a hospitais locais enfaixados e recebendo oxigênio. Alguns dos queimados incluíam crianças. Sirenes de ambulância soaram por horas após o incêndio enquanto os paramédicos traziam os feridos. Não ficou imediatamente claro se os noivos estavam entre os feridos.

Cerimônias de casamento extravagantes são comuns no Iraque, como em muitos países do Oriente Médio. As famílias convidam frequentemente centenas de familiares e membros da comunidade em geral, investindo muito em cerimônias espetaculares com salões elaboradamente decorados, com música e artistas, muitas vezes incluindo pirotecnia.

Após o incêndio, autoridades locais divergiram sobre o número de vítimas do acidente. Um comunicado inicial do Ministério da Saúde, divulgada pela Agência de Notícias Iraquiana, disse que o incêndio matou mais de 100 pessoas e feriu 150.

Já autoridades de saúde na província de Nínive estimaram o número de mortos em 114, enquanto o ministro do Interior iraquiano, Abdul Amir al-Shammari, mais tarde afirmou o número de mortos em 93.

Ahmed Dubardani, funcionário de saúde da província, disse a Rudaw que muitos dos feridos sofreram queimaduras graves. “A maioria deles ficou completamente queimada e alguns outros tiveram 50 a 60% dos corpos queimados”, disse Dubardani.

O padre Rudi Saffar Khoury, sacerdote presente no casamento, disse: “Foi um desastre em todos os sentidos da palavra”. O número de cristãos no Iraque hoje é estimado em 150 mil, comparado com 1,5 milhões em 2003. A população total do Iraque é de mais de 40 milhões.

“O incêndio levou ao desabamento de partes do pavilhão devido ao uso de materiais de construção altamente inflamáveis e de baixo custo, que desabaram em poucos minutos após o início do incêndio”, disse a Defesa Civil.

Painéis semelhantes foram responsabilizados por vários incêndios anteriores no Iraque. Em julho de 2021, foi determinado que um incêndio em um hospital na cidade iraquiana de Nasiriyah foi alimentado por painéis sanduíche. Matou entre 60 e 92 pessoas, de acordo com declarações conflitantes de autoridades da época /Associated Press.