Pular para o conteúdo
Mundo

Com avanço da dengue, cidade paraguaia aplica multas e chama moradores de ‘porcos’

Caso aconteceu em Pilar, no departamento Ñeembucú
Marcos Morandi -
Propriedades são identificadas com placas (Foto: Reprodução/Redes sociais

Moradores da pequena cidade de Pilar, no departamento de Ñeembucú, no , além de receber multas da prefeitura, estão sendo chamados de ‘porcos’ por deixarem as residências e terrenos sujos.

A medida foi tomada diante do avanço de casos de dengue e também de chikungunya que prolifera na localidade com menos de 30 mil habitantes e outras cidades paraguaias, inclusive na em Pedro Juan Caballero, na fronteira com , no Mato Grosso do Sul.

A medida adotada pela prefeitura, tem a aprovação da de Vereadores e faz parte da campanha “Não seja porco, limpe o seu quintal”. No caso de Pilar, além dos proprietários serem multados, a residência recebe uma placa que deixa explícito que a infração aconteceu porque o dono do imóvel é porco.

A portaria estabelece que todos os proprietários de borracharias, oficinas, armazéns, recicladores, residências particulares e quintais vagos devem remover objetos que possam servir de criadouro para o transmissor da dengue.

Fronteira em alerta

Com o crescimento de caso de dengue e chikungunya no Paraguaia as cidades sul-mato-grossenses que estão localizadas na fronteira, como Pedro Juan Caballero, tem alertado os moradores para adotarem medidas preventivas.

Um levantamento feito pelo Governo do Paraguai mostra que somente nos dois primeiros meses do ano, o número de casos confirmados já passa de 20 mil.

“Precisamos ficar realmente em alerta. No ano passado, durante o ano inteiro, Ponta Porã teve só quatro casos confirmados. Em apenas dois meses os números já dobraram”, explica a coordenadora de vigilância epidemiológica da cidade, Renata Granci Carvalho.

Com a explosão de casos no Paraguai, secretários de saúde de 13 cidades que estão localizadas na região de fronteira defendem a adoção de medidas para conter o avanço da doença do lado brasileiro.  A informação é do Cosems (Conselho Municipal das Secretara de Saúde).

Segundo José Lourenço Braga Liria Mari, presidente do Cosems e secretário de Saúde de Cassilânndia, a entidade está acompanhando de perto a situação   tem prestado apoio aos municípios diante do avanço da dengue e chikungunya no Paraguai.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Protesto Riviera Park

Moradores do Riviera Park protestam contra ruas esburacadas e cobertas de lama

Não saí magoada do governo, diz ex-ministra Cida Gonçalves em Campo Grande

Grupo lança documentário como alerta para casos de pedofilia em Campo Grande

Colômbia pede para entrar no banco dos Brics enquanto América Latina se afasta dos EUA

Notícias mais lidas agora

Com duas mortes em maio, MS chega a 10 vítimas de feminicídio em 2025

multas transporte

STJ manda Consórcio Guaicurus pagar R$ 86 mil em multas por atrasos nas linhas

Nikolas Ferreira diz que 70% das menções ao agro são negativas e está fazendo ‘trabalho gigantesco’ para fortalecer setor

Ministério da Agricultura revela três investigações por gripe aviária no País

Últimas Notícias

Esportes

CBF publica edital de nova eleição e agenda pleito para 25 de maio

O mandato será para o quadriênio 2025/2029

Brasil

PMs são condenados por formação de milícia no Brás

Imigrantes e vendedores ambulantes eram os principais alvos do grupo

Cotidiano

Violência contra população LGBTQIAPN+ cresce em meio a falhas na segurança e registro

Celebrado neste sábado (17), o Dia Internacional de Combate à Homofobia convida a refletir sobre os crescentes índices de violência

Polícia

Homem alega que ex-namorado lhe agrediu com golpes de faca em conveniência

Acusado foi até a delegacia no fim da manhã deste sábado (17) para apresentar sua versão dos fatos