Pular para o conteúdo
Mundo

Carta de Cristovão Colombo que fala sobre Américas é devolvida a Roma após anos desaparecida

A carta, escrita em março de 1493, é destinada ao rei Fernando e à rainha Isabella
Agência Estado -
Carta que fala sobre Américas é devolvida a Roma (Divulgação, Freepik)

Uma carta escrita por Cristóvão Colombo em 1493, no século 15, que registra suas mais recentes descobertas em explorações nas Américas, foi encontrada nos depois de décadas desaparecida. O objeto foi devolvido para , na Itália, nesta quinta-feira, 19, pelo Departamento de e Alfândega dos EUA.

A carta, escrita em março de 1493, é destinada ao rei Fernando e à rainha Isabella, os monarcas que ajudaram a financiar sua viagem ao Novo Mundo. Ela foi enviada para Roma, onde foi impressa em latim como um panfleto por Stephan Plannck, um importante impressor da época, e distribuída para bibliotecas em toda a Europa.

O impressor erroneamente deixou o nome da rainha fora da introdução do panfleto (a edição chamada Plannck I), mas rapidamente percebeu seu erro e reimprimiu o panfleto, que incluía o nome da rainha (a edição chamada Plannck II), alguns dias depois. Cerca dessas primeiras 30 cópias sobreviveram desde então.

A carta encontrada nos Estados Unidos é uma edição Plannck I. Acredita-se que possivelmente antes o documento pertencia à Biblioteca Nazionale Marciana em Veneza, na Itália, e foi dado como desaparecida durante um inventário físico realizado em 1988 Ela estava em uma acervo de uma biblioteca norte-americana.

O objeto está em posse das autoridades dos Estados Unidos desde 2020 e, na época, chegou a ser avaliada em mais de U$ 1,3 milhão

Desde setembro de 2011, o Homeland Security Investigations (HSI), um órgão do departamento de Imigração, vem conduzindo uma investigação internacional relacionada a várias cartas impressas historicamente significativas de autoria de Cristóvão Colombo. A investigação revelou que várias edições originais da Carta de Colombo foram roubadas de várias bibliotecas europeias e substituídas por falsificações sem o conhecimento dos funcionários da biblioteca ou das agências policiais locais.

Mas esta em questão, diferentemente das outras recuperadas anteriormente, desapareceu da Biblioteca Nazionale Marciana. A investigação determinou que, em maio de 2003, um colecionador agindo de boa fé, sem saber, comprou a carta Columbus Letter-Plannck I da Biblioteca Nazionale Marciana de um negociante de livros raros nos Estados Unidos.

O documento foi devolvido em mãos pelo vice-diretor do Departamento de Imigração e Alfândega dos EUA, Patrick J. Lechleitner, que viajou a Roma para repatriar a edição original. “Esta é a quarta edição original desta carta roubada nas últimas décadas e não poderíamos estar mais felizes em devolvê-la.”, disse.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
chat gpt mato grosso do sul

Chat GPT não reconhece Mato Grosso do Sul como estado do Brasil

Caviar no cachorro-quente: mais barato, ingrediente chega a pratos em restaurantes nos EUA

senado cpi das bets

Soraya diz que relatório da CPI das Bets vai propor combate ao vício em aposta

Evento capacita 50 pessoas sobre uso do fogo como aliado na preservação do Pantanal

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

comércio

Sexta-Feira Santa: Confira o que abre e o que fecha no feriadão em Campo Grande

Novas tecnologias são apostas de gigante da celulose para mitigar impactos em MS

onça fica pendurada e cai

VÍDEO: Remake pantaneiro de O Rei Leão? Onça fica pendurada e cai de árvore após se atrapalhar em galho

Últimas Notícias

Cotidiano

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

Chove desde a madrugada na região Centro-Sul do Estado

Transparência

MPMS instaura inquéritos contra fazendeiros por queima de vegetação nativa em MS

Segundo a denúncia a queima foi feita de maneira ilegal, sem autorização

Polícia

Homem é encontrado morto com tiros na cabeça em Rio Brilhante

Vítima sofreu, pelo menos, três disparos de arma de fogo na manhã desta sexta-feira (18)

Polícia

Funcionária tem moto furtada na frente de academia em Campo Grande

Veículo é financiado e não tinha seguro