Xi Jinping reconhece, de maneira rara, dificuldades no enfrentamento da covid-19
China suspendeu medida e acredita-se que dezenas de milhões de chineses tenham sido infectados com covid-19
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
De maneira rara, o presidente da China, Xi Jinping, reconheceu as dificuldades que os três anos de controle da pandemia de covid-19 impuseram à população chinesa, e pediu mais determinação, prometendo que tempos melhores virão. “Não foi uma jornada fácil para ninguém”, disse Xi sobre a luta contra a covid-19 durante seu discurso anual de véspera de Ano Novo à nação neste sábado. “Todo mundo está enfrentando a situação com coragem e a luz da esperança está bem à nossa frente.”
No início deste mês, a China derrubou rapidamente muitos dos principais elementos do regime de prevenção da covid-19 que impactaram o cotidiano do povo chinês nos últimos três anos, incluindo testes em massa, bloqueios e quarentenas. Nesta semana, as autoridades disseram que removeriam muitas das últimas restrições restantes, incluindo as que regem as viagens internacionais.
Como a China suspendeu essas medidas, acredita-se que dezenas de milhões de chineses tenham sido infectados com covid, levando à escassez de medicamentos antivirais e remédios básicos para febre, enquanto cidadãos inundam salas de emergência de hospitais e crematórios em todo o país. A economia também sofreu um golpe quando trabalhadores doentes paralisaram as atividades das fábricas e do setor de serviços.
Em um editorial nesta semana, o jornal Global Times, do Partido Comunista, descreveu a atual onda de infecções como “um curto período de imperfeição” na luta de três anos da China contra a covid. “No final de 2022, há problemas e imperfeições. Mas a China se saiu relativamente melhor na luta contra o vírus “
Xi, em seu discurso na véspera de Ano Novo, descreveu as mudanças de política como uma tentativa de adaptação ao vírus em evolução e à maior transmissibilidade e menores taxas de mortalidade associadas à variante Ômicron, agora dominante na China e em todo o mundo.
“Desde o ataque da covid-19, colocamos as pessoas em primeiro lugar e colocamos a vida em primeiro lugar”, disse Xi. “Seguindo uma abordagem baseada na ciência, adaptamos nossa resposta à covid à luz da situação em evolução para proteger a vida e a saúde das pessoas.”
Notícias mais lidas agora
- Membro de organização criminosa, traficante morre em confronto com a polícia em MS
- Subtenente da PM é preso após briga em conveniência no Nova Lima em Campo Grande
- Mulher é morta a facadas por ex-marido, flagrado lavando roupa suja de sangue pela PM
- MS tem 13 municípios em rota de chuvas intensas; confira quais
Últimas Notícias
Prefeitura de Campo Grande abre licitações para exames e compra de materiais
Interessados devem observar os prazos para envio das propostas
Esfaqueada, mulher teve orelha cortada ao meio após golpes no rosto depois de ataque de fúria de marido
Mulher relatou agressões constantes do marido
‘Eu não sei se é corujice demais, mas eu gosto de acompanhar’, diz mãe que levou filho para o Enem
“No ano passado eu acompanhei a minha outra filha, e agora estou com ele”, completou
VÍDEO: motorista foge após atropelar criança no Parque das Nações em Dourados
Com o impacto, a criança foi arremessada, mas se levantou rapidamente do chão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.