Rússia provoca maior crise de refugiados na Europa desde 2ª Guerra, diz Zelensky

Ele realizou participação virtual na sessão de abertura da reunião do Conselho Ministerial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)
| 09/06/2022
- 08:12
ucrania
Foto: Reprodução/Twitter

O presidente da , Volodymyr Zelensky, destacou nesta quinta-feira, 9, o grande impacto da invasão militar da Rússia, com milhões de pessoas fugindo de seu país, no que a autoridade qualificou como a maior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra. Ele realizou participação virtual na sessão de abertura da reunião do Conselho Ministerial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Zelensky disse que não se sabe ainda "que nova crise a Rússia está preparando para o mundo". Segundo ele, Moscou poderia usar armas de destruição em ou desviar recursos como a água da região. Nesse contexto, ele defendeu que se mantenha a pressão sobre a Rússia, com sanções e outras medidas, além de agradecer o apoio da OCDE.

O presidente ucraniano destacou o papel da Ucrânia na agricultura e pediu que outros países atuem para garantir que esse setor continue operando e exportando, para evitar uma crise alimentar global.

Ele defendeu também que se comece a reconstrução da Ucrânia logo após a guerra, para apoiar a população local. E também criticou "países e organizações internacionais" que, segundo ele, não estão reagindo ao que tem ocorrido. "Eles falam de geopolítica, quando não querem admitir que abriram mão de seus valores", criticou.

Veja também

Os níveis de anticorpos neutralizantes aumentaram de 13,5 a 19,6 vezes mais do que a vacina atual disponível

Últimas notícias