Otan reafirma determinação de responsabilizar Rússia por guerra, diz Biden
As sanções de hoje foram seguem medidas similares adotadas pela União Europeia (UE)
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta quinta-feira, 24, que a reunião de hoje da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) serviu para reafirmar o “forte apoio” ao povo ucraniano e a “determinação de responsabilizar a Rússia por sua guerra brutal”, no aniversário de um mês da “invasão não provocada e injustificada da Rússia sobre a Ucrânia
Biden lembra que a Otan “teve o privilégio” de ouvir diretamente o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e afirmou que a aliança continuará a apoiar ele e seu governo com “quantidades significativas, e crescentes, de assistência à segurança para enfrentar a agressão russa e exercer seu direito de autodefesa”
Biden lembra que, nas últimas semanas, os EUA anunciaram US$ 1 bilhão em nova assistência de segurança para a Ucrânia. Ele elogia o fato de que vários outros aliados têm enviado apoio defensivo à Ucrânia e disse que, juntos, eles estão comprometidos a identificar equipamentos adicionais, “incluindo sistemas de defesa aérea”, a fim de ajudar a Ucrânia.
Segundo o presidente americano, foi também discutido nesta quinta-feira o trabalho para fortalecer a defesa coletiva da Otan, particularmente no seu flanco leste. “Nosso comunicado conjunto hoje deixa claro que a Otan está tão forte e unida quanto sempre esteve”, diz, ressaltando o compromisso de defesa coletiva dos membros da entidade.
Alerta à China
Os chefes de Estado e de governo da Otan advertiram a China contra o fornecimento de assistência militar à Rússia na ofensiva empreendida na Ucrânia. O apelo consta em comunicado conjunto divulgado após cúpula extraordinária em Bruxelas, na Bélgica, nesta quinta.
Os líderes se disseram preocupados com comentários recentes de autoridades chinesas e pediram que Pequim pare de amplificar as “narrativas falsas do Kremlin” sobre a guerra e a aliança, e promova uma resolução pacífica do conflito.
“Apelamos a todos os Estados, incluindo a República Popular da China (RPC), a defender a ordem internacional, incluindo os princípios de soberania e integridade territorial”, exortam eles, que também pedem que os países abstenham-se de ajudar a Rússia a contornar as sanções internacionais.
Sanções
O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciou nesta quinta-feira novas sanções miradas contra a Rússia, em resposta à invasão da Ucrânia. As medidas têm como alvo empresas do setor industrial de defesa russo, 328 membros da Duma – braço Legislativo da estrutura política da Rússia – e o CEO do Sberbank, Herman Gref.
As sanções de hoje foram seguem medidas similares adotadas pela União Europeia (UE), Reino Unido e Canadá, e reforçam a união do Ocidente contra a ofensiva militar na Ucrânia, destacou o Tesouro em comunicado.
Segundo a nota, as empresas miradas pelo Tesouro são parte da “base industrial de defesa” da Rússia e produzem armamento para o exercito do país. O Departamento ainda justificou as sanções contra os membros da Duma ao afirmar que os 328 parlamentares ajudaram o governo russo a concretizar sua agressão no território ucraniano.
“A Duma russa continua apoiando a invasão do presidente Vladimir Putin, sufocando o livre fluxo de informações e infringindo os direitos básicos dos cidadãos da Rússia. Apelamos aos mais próximos de Putin para que cessem e condenem esta guerra”, declarou a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen.
Notícias mais lidas agora
- Médica conta em julgamento que mãe não olhou para Sophia ao saber da morte e questiona reação
- Psicólogo constatou que mãe de Sophia teria Síndrome de Estocolmo após três sessões com a ré
- Ainda dá tempo: Negociação desconto do Refis termina na próxima sexta-feira
- Operação prende ladrões de shopping que roubaram R$ 600 mil de joalheria de Campo Grande
Últimas Notícias
Judiciário implementa sistema Painel de Autocorreição em MS
O sistema também indica se as metas estão sendo cumpridas
Funtrab disponibiliza 1.062 vagas de emprego em Campo Grande nesta quinta
1.062 vagas de emprego nesta quinta
Senado retira de pauta projeto que legalizaria bingos e cassinos
Depois de parlamentares discursarem de forma contrária ao requerimento de urgência
Vitória e Grêmio empatam em duelo direto na busca por vaga na Sul-Americana
Pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.