Integrante do Conselho do Fed defende subir juro em março, mas não crava tamanho
Ela disse “ainda é cedo” para decidir se o aumento apropriado será de 25 ou 50 pontos-base
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Integrante do Conselho do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Michelle Bowman afirmou que defende um aumento do juro nos Estados Unidos em março, mês da próxima reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês). Ela disse “ainda é cedo” para decidir se o aumento apropriado será de 25 ou 50 pontos-base, mas que ficará atenta a indicadores para responder a esta pergunta no mês que vem.
Durante evento da Sociedade de Banqueiros Americanos nesta segunda-feira, Michelle Bowman ainda considerou adequado elevar mais vezes o juro nos meses seguintes, caso a economia americana evolua “como esperado”.
Segundo ela, os dados recentes da economia norte-americana, como a alta da inflação ao seu maior nível anual em 40 anos, aumentou a urgência pela elevação do juro e aperto da política monetária em geral.
A dirigente creditou aos problemas na cadeia de suprimentos parte da inflação atual, mas disse que a forte demanda, que pode ser mirada pelo Fed, também impulsionou os preços. Além da alta do juro, a redução do balanço de ativos deve começar “nos próximos meses”, enquanto outras medidas de aperto devem ser necessárias em 2022, previu Michelle Bowman. “Meu cenário-base é de moderação da inflação, mas isso depende, em parte, da ação do Fed”, disse.
Segundo ela, é certo que a inflação seguirá alta até o fim do primeiro semestre, e há “risco substancial” de que o cenário atual persista na segunda metade do ano. Neste contexto, apertar a política monetária sem pressionar a forte expansão da atividade é o “principal desafio” do BC norte-americano.
Michelle Bowman espera que o mercado de trabalho dos EUA siga forte e apertado este ano, com as pressões salariais e de outras compensações não reduzindo tão cedo.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.