EUA dizem não ver retirada de forças da Rússia da fronteira com Ucrânia
Blinken disse que há alguns fatos positivos na frente diplomática nos últimos dias
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, afirmou que não há evidências até agora de que a Rússia retira tropas da fronteira com a Ucrânia. Segundo ele, os Estados Unidos ainda não viram uma “decisão definitiva” do presidente Vladimir Putin sobre um ataque russo, mas os norte-americanos sabem que ele alocou capacidade para potencialmente agir em breve. Um ataque “poderia ocorrer a qualquer momento”, avaliou ele, mas também enfatizando que seu país busca uma saída diplomática.
Blinken disse que há alguns fatos positivos na frente diplomática nos últimos dias, mas ressaltou que os EUA se concentram “menos no que a Rússia diz e mais no que ela faz”.
Ele afirmou que também não há sinais de que o país está encerrando exercícios militares. Segundo a autoridade, caso os russos façam a retirada, “isso seria positivo, eu acho que criaria um ambiente melhor, uma melhor atmosfera para buscar a diplomacia”.
De qualquer modo, Blinken enfatizou que o governo Joe Biden está pronto para seguir nos dois caminhos, a diplomacia ou sanções. “Ao mesmo tempo, se eles escolherem uma rota de agressão, estamos preparados para responder a isso também”, afirmou.
Ele também voltou a dizer que, caso a Rússia ataque a Ucrânia, “haverá consequências massivas”, não apenas vindas dos EUA, mas também de seus parceiros, como a União Europeia, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e o G7.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.