A subida do rei Charles III ao trono do Reino Unido após a morte da rainha Elizabeth II fez com que a esposa dele, Camilla Parker Bowles, se torne a Rainha Consorte. A oficialização do posto foi feita pela família Real na manhã desta sexta-feira (9).

Conforme o site oficial da família real, Camilla agora é Sua Majestade Rainha Consorte, título que já era esperado a ser concedido para a segunda esposa de Charles. Ainda em vida, a rainha Elizabeth manifestou o desejo de que Camilla fosse Rainha Consorte quando o filho subisse ao trono.

O título de rainha consorte é dado à esposa do rei que ocupa o trono. O conceito é diferente do título de rainha – caso de Elizabeth II –, destinado a quem já nasce na família real e está na linha de sucessão.

Camilla Parker é a segunda esposa de Charles, eles se casaram em 2005. Ela nem sempre teve a simpatia dos britânicos porque escândalos da época do casamento do então príncipe Charles com a princesa Diana Spencer indicaram que o filho de Elizabeth traiu a esposa com Camilla.

Com o passar dos anos, Parker ganhou a admiração dos súditos, principalmente porque ela sempre foi apontada como o “grande amor” da vida de Charles, já que se conheceram ainda na juventude.

Morte da rainha

A morte da rainha foi confirmada pela família real no começo da tarde de ontem. O anúncio foi feito nas redes sociais da família real britânica.

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, informou a Casa Real britânica.