Pular para o conteúdo
Mundo

China se esquiva de comentar suposto pedido de ajuda militar da Rússia

A China elaborou sua posição sobre as relações China-Rússia em várias ocasiões
Arquivo -

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da se recusou, em coletiva à imprensa nesta segunda-feira, 14, a comentar um suposto pedido de ajuda militar para guerra na Ucrânia. Questionado por repórter da Bloomberg, Zhao Lijian disse que os têm espalhado desinformação “maliciosamente” tendo a China como alvo.

“A posição da China na questão da Ucrânia é consistente e clara. Temos desempenhado um papel construtivo em promover conversas de paz”, afirmou Zhao. O porta-voz disse ainda que a principal prioridade no momento é que todas as partes exerçam moderação, “esfriem a situação em vez de jogar lenha na fogueira e trabalhem por um acordo diplomático em vez de agravar ainda mais a situação”.

Um repórter da AFP reiterou a questão sobre uma possível solicitação russa por ajuda. “Na minha resposta anterior à Bloomberg, já deixei claro que os EUA estão espalhando desinformação. A China elaborou sua posição sobre as relações China-Rússia em várias ocasiões”, frisou Zhao.

Em relação à cibersegurança, o porta-voz disse que os números demonstram que os EUA são “verdadeiramente o império hacker” do mundo. “A China está seriamente preocupada com ataques cibernéticos contra outros países que se originam dos EUA e usam a China como trampolim”, afirmou Zhao, que apontou a afirmação como evidência de que a China seria alvo de ataques originados em diferentes países.

Na guerra da Ucrânia, tal movimentação poderia levar ao “efeito negativo de enganar a comunidade internacional e espalhar desinformação”. O porta-voz disse que a China clama para que os EUA adotem uma atitude mais responsável no ciberespaço e parem imediatamente as “maliciosas” atividades neste ambiente.

Armamento para o Japão

Lijian Zhao também afirmou nesta segunda-feira que seu país está “gravemente preocupado” com declarações vindas do Japão. Em mensagem no Twitter, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China veiculou o link de uma notícia da imprensa japonesa sobre o fato de que o premiê japonês, Fumio Kishida, almejar que os Estados Unidos façam valer a parceria para reforçar as defesas militares japonesas.

De acordo com o porta-voz chinês, Pequim recomenda que o Japão seja “prudente com suas palavras e ações”. Segundo a nota da Jiji Press, Kishida disse no Parlamento em Tóquio que seu país continuará a tratar do tema com os EUA “a fim de manter sua força e credibilidade”. Para o premiê japonês, com a invasão da Rússia na Ucrânia fica ainda mais importante reforçar a capacidade de defesa de seu país.

Sobre a questão nuclear, a agência japonesa cita o conceito de “compartilhamento nuclear com os Estados Unidos para o gerenciamento conjunto de armas nucleares americanas entre o país e seus aliados”. Kishida disse que poderia haver um debate nacional sobre o tema, levando em conta o quadro internacional, mas reiterou que seu governo não planeja discutir o assunto. (Com agências internacionais).

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
alems deputados reajuste

Deputados aprovam e reajuste de 5,06% para servidores estaduais de MS vai à sanção

Projeto que cria Fundação de Cultura é aprovado na Câmara

Em greve, auditores da Receita Federal barram caminhões por três dias na fronteira

Foto: Marcos Ermínio | Midiamax

Prefeitura vai pagar R$ 50 milhões para sistema de fiscalização de trânsito

Notícias mais lidas agora

Barroso dá ‘puxão de orelha’ e mantém ação de R$ 500 milhões contra o Consórcio Guaicurus

VÍDEO: PMMS investiga militar que participou de ‘meme’ em página famosa usando farda

ônibus

‘Uma porquice’: Campo-grandenses reagem à falta de limpeza constante dos ônibus do Consórcio

BR-163 em MS

BR-163 em MS tem 12 trechos interditados nesta terça-feira; confira

Últimas Notícias

Sem Categoria

Jovem que estava desaparecido é encontrado morto em rio de MS

Vítima estava desaparecida desde sábado (10) no Rio Santana em Paranaíba

MidiaMAIS

Gripe comum em humanos é identificada em tamanduás do Pantanal e entidade alerta

Exames apontaram o subtipo H3N2, o mesmo que circula entre humanos

Brasil

PF faz operação contra rede de lavagem de propinas para compra de decisões no STJ

Operação foi autorizada pelo ministro Cristiano Zanin, do STF

MidiaMAIS

Mais um motel fecha em antigo ‘beco do prazer’ e dono afirma: ‘não foi por falta de clientes’

Em poucos meses, proprietário já recebeu proposta para transformar o motel em um hospital; saiba detalhes