O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou por telefone nesta segunda-feira, 31, com o Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para parabenizá-lo pela vitória nas eleições. Segundo comunicado emitido pela Casa Branca, o americano elogiou a força das instituições democráticas brasileiras após “eleições livres, justas e confiáveis”.

De acordo com a publicação, os dois líderes discutiram o forte relacionamento entre os Estados Unidos e o Brasil. Além disso, o comunicado afirma que ambos se “comprometeram a continuar trabalhando como parceiros para enfrentar desafios comuns”, incluindo o combate às mudanças climáticas, segurança alimentar, promoção da inclusão e democracia e gestão da migração regional

O diálogo havia sido antecipado por fontes ao Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. Além disso, em bastidor depois confirmado publicamente pela presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PT), Biden tentou ligar para Lula neste domingo, 30, mas a ligação caiu.