BC chinês anuncia medidas para ajudar empresas atingidas por onda de covid-19
A concessão de crédito são para empresas e indivíduos que foram mais afetados pelos surtos da variante Ômicron do coronavírus
Agência Estado –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Banco do Povo da China (PBoC, o BC chinês) e o regulador do mercado de câmbio do país, conhecido como Safe, prometeram nesta segunda-feira, 18, oferecer mais ajuda financeira a empresas atingidas pela pandemia de covid-19, num momento em que a segunda maior economia do mundo desacelera em meio a uma nova onda de covid-19.
O PBoC disse que irá manter liquidez “razoavelmente ampla” e orientar os bancos a ampliar o crédito para a economia. O BC chinês também apelou ao setor bancário que intensifique a concessão de crédito para empresas e indivíduos que foram mais afetados pelos surtos da variante Ômicron do coronavírus que levaram autoridades chinesas a decretar novos lockdowns.
O BC pediu ainda que os bancos comprem bônus emitidos por governos regionais e auxiliem administrações locais a impulsionar investimentos em infraestrutura.
O PBoC também prometeu que o setor bancário irá acelerar a liberação de empréstimos em regiões onde o crédito avançou menos e aprovará mais financiamentos para empresas de logística, que são cruciais para o transporte de bens durante a pandemia.
O BC informou ainda que autoridades irão isentar pequenas empresas chinesas de taxas pagas sobre transações com derivativos cambiais.
O comunicado veio horas após a China divulgar uma série de dados econômicos relevantes. No primeiro trimestre, o Produto Interno Bruto (PIB) chinês teve expansão anual de 4,8%, maior do que se previa. No entanto, a atividade econômica teve forte desaceleração em março, refletindo os impactos das restrições motivadas pela atual onda de covid-19.
Na sexta-feira, 15, o PBoC anunciou um corte de compulsórios bancários, liberando 530 bilhões de yuans (US$ 83,2 bilhões) em liquidez. No mesmo dia, porém, o BC chinês decepcionou ao não reduzir algumas de suas principais taxas de juros.
Notícias mais lidas agora
- Alerta de afogamentos continua: 10 já morreram em MS nas primeiras duas semanas de 2025
- Entre feriados e pontos facultativos, 21 datas marcam calendário comemorativo de Campo Grande em 2025
- Moradora de Bataguassu é a primeira vítima de Covid-19 no Estado em 2025
- Família de homem com deficiência mental morto por americano em MS pede R$ 3,2 milhões de indenização
Últimas Notícias
VÍDEO: Trio usa carro para arrombar loja de eletrônicos na fronteira
Danificam a porta principal do comércio
Produção de motocicletas cresceu 11,1% em 2024, aponta Abraciclo
O volume representa melhor desempenho para o segmento em 14 anos
Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Caso aconteceu na Vila Anahy por volta das 18h desta terça
Produção da safra brasileira caiu 7,2% em 2024, estima IBGE
O resultado esperado de 2024 fica 22,7 milhões de toneladas abaixo da colheita de 2023
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.