As principais autoridades de saúde da China prometeram ajustar as medidas de controle da Covid-19 para reduzir seu impacto na vida das pessoas, enquanto desviam a culpa pela frustração pública da política em si, em sua primeira coletiva de imprensa desde que eclodiram protestos neste fim de semana contra a rigorosa política “Covid zero” do governo.

Os lockdowns para conter a propagação do vírus devem ser suspensos “o mais rápido possível” após os surtos, disseram autoridades de saúde em uma coletiva de imprensa da Comissão Nacional de Saúde em Pequim nesta terça-feira (29), enquanto defendiam a direção política geral do país – que visa acabar com o propagação do vírus através de controles robustos.

Cheng Youquan, diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China, disse que “alguns problemas” relatados recentemente pelo público não se devem às medidas, mas à sua aplicação por autoridades locais que adotam uma “abordagem de tamanho único”. Ele disse que alguns controles foram implementados “excessivamente”, sem atender às demandas do povo.