O presidente Joe Biden, dos Estados Unidos, declarou que outro ataque terrorista ao aeroporto de Cabul, no Afeganistão é “altamente provável nas próximas 24 ou 36 horas”.

A afirmação veio da embaixada norte-americada da capital afegã. 

“Devido a uma ameaça específica e confiável, todos os cidadãos dos EUA nas proximidades do aeroporto de Cabul (HKIA), incluindo o portão Sul (Círculo do Aeroporto), o novo Ministério do Interior e o portão próximo ao posto de Panjshir, no lado noroeste do aeroporto, devem deixar a área do aeroporto imediatamente”, diz o alerta.

O Pentágono ainda afirmou que dois alvos de “alto nível” do grupo Estado Islâmico-K foram mortos e outro ferido em um ataque de dos EUA no Afeganistão.

A medida foi de retaliação após o ataque terrorista que matou 13 militares dos EUA e pelo menos 170 pessoas fora do aeroporto na última quinta-feira (26).

“Este ataque não foi o último”, disse Biden em seu comunicado. Ele prometeu “caçar qualquer pessoa envolvida naquele ataque hediondo e fazê-la pagar”.

“A situação no terreno continua a ser extremamente perigosa e a ameaça de ataques terroristas no aeroporto continua alta”, alegou Biden, acrescentando que pediu aos comandantes que “tomem todas as medidas possíveis para priorizar a proteção da força”.