Sete pessas morreram nos arredores do aeroporto internacional de Cabul neste sábado, 21, em meio a tentativas desesperadas de deixar o Afeganistão após a tomada da capital pelo Taleban, informou o Ministério da Defesa do .

“Nossos sinceros pensamentos estão com as famílias dos sete civis afegãos que infelizmente morreram em multidões em Cabul”, disse o ministério em comunicado neste domingo, 22. “As condições no local continuam extremamente desafiadoras, mas estamos fazendo tudo o que podemos para gerenciar a situação da forma mais segura e protegida possível.”

Centenas de pessoas tentam se aproximar de cargueiro americano no aeroporto de Cabul na tentativa de deixar o país Foto: Shekib Rahmani/AP

A rápida ofensiva do Taleban gerou temor de represálias e um retorno à versão dura da lei islâmica que o grupo muçulmano sunita exercia quando estava no poder, duas décadas atrás.

Com isso, as multidões cresceram nos arredores do aeroporto ao longo da última semana, dificultando as operações dos e de outras nações que tentam evacuar milhares de seus diplomatas e civis, bem como uma quantidade numerosa de afegãos

Em uma das cenas mais caóticas registradas no aeroporto de Cabul ao longo dos últimos dias, crianças aparecem sendo repassadas de mão em mão por uma multidão de pessoas, em um retrato do desespero para deixar o país.

O Ministério da Defesa do Reino Unido diz que as Forças Armadas do país já evacuaram quase 4 mil pessoas do Afeganistão desde 13 de agosto.

Ao menos 20 pessoas morreram nas proximidades do aeroporto nos últimos sete dias

Em meio a esforços para deixar o Afeganistão, ao menos 20 pessoas morreram nos arredores do aeroporto internacional de Cabul nos últimos sete dias, informou neste domingo, 22, um oficial da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte).

“A crise fora do aeroporto de Cabul é lamentável. Nosso foco é evacuar todos os estrangeiros assim que pudermos”, disse à Reuters o funcionário da organização, que buscou o anonimato. “Nossas forças estão mantendo distância estrita das áreas externas do aeroporto de Cabul para evitar qualquer confronto com o Taleban”, acrescentou.

(Com agências internacionais)