Pular para o conteúdo
Mundo

Medicamentos orais são testados como forma de combate à Covid-19

Farmacêuticas brigam na disputa de qual vai lançar o primeiro remédio contra a doença que atinge o mundo há mais de um ano e meio
Arquivo -
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

A farmacêutica norte-americana MSD (Merck Sharp & Dohme) anunciou, nesta quarta-feira (29), os resultados preliminares sobre o medicamento antiviral de uso oral contra a . Chamada Molnipiravir, a medicação experimental está sendo testada tanto para o tratamento da doença, quanto para a prevenção.

Segundo os estudos, o antiviral deve ser eficaz contra todas as variantes do vírus. Isso porque o medicamento tem como alvo a polimerase viral, enzima necessária para que o vírus se reproduza. O antiviral foi projetado para introduzir erros no código genético do vírus, impossibilitando sua reprodução.

A Merck testou o antiviral em amostras de swabs nasais de participantes dos primeiros testes da medicação. A Delta ainda não estava em grande circulação, mas o Molnupiravir foi testado em amostras de laboratório da variante e se mostrou eficaz.

Há alguns meses, a empresa divulgou dados de um pequeno estudo, que relevou que nenhum dos pacientes que tomaram as doses da droga testou positivo para vírus infeccioso, após cinco dias de tratamento com a medicação experimental.

No momento, a farmacêutica realiza dois estudos de fase três do antiviral, um para o tratamento de Covid-19 e outro para prevenir a infecção pelo coronavírus. A previsão do término dos estudos é novembro, de acordo com o chefe do departamento de infecciosos, doenças e vacinas da Merck, Jay Grobler.

A pesquisa é realizada com pacientes infectados, sem necessidade de hospitalização, mas que apresentaram sintomas por até cinco dias e tinham risco de evoluir para doença grave.

Outras medicações

Além da MSD, outras grandes potências farmacêuticas estão investindo no estudo de drogas que podem combater a Covid-19. Enanta Pharmaceuticals, Pardes Biosciences, Shionogi & Co Ltd do Japão e Novartis AG anunciaram que estão desenvolvendo antivirais, que buscam especificamente combater o coronavírus. O objetivo dessas medicações é combater o vírus sem a necessidade de vários comprimidos por dia.

Até o momento, nenhuma medicação foi aprovada para tratar a Covid-19 e especialistas seguem apontando a vacinação como única forma de evitar que a doença evolua para a forma grave. Por isso, vacine-se!

Campo Grande aplica 3ª dose em idosos e trabalhadores da saúde nesta quinta, além de 2ª dose da AstraZeneca, Coronavac e Pfizer.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

Últimas Notícias

Esportes

Grêmio é dominado na etapa final, perde para Alianza Lima e se complica na Sul-Americana

Alianza e Grêmio mediram forças em Lima, capital peruana

Política

Senadores aprovam MP que aumenta vencimento de militares

Reajuste será de 9% dividido em duas parcelas

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional