O primeiro de cinco petroleiros iranianos carregados com combustível para a Venezuela, o “Fortune”, chegou à Zona Econômica Exclusiva do país vizinho, neste sábado (23), de acordo com dados de rastreamento do tráfego marítimo. O movimento afronta sanções impostas pelos americanos contra o regime de Nicolás Maduro. As informações são da agência de notícia russa, Tass.

De acordo com a reportagem, o governo do Irã teria avisado os Estados Unidos de que retaliariam em caso de o país tentar atrapalhar a passagem das embarcações.

A hashtag #GraciasIran (Obrigado, Irã) foi criada no Twitter para marcar a ocasião, com os venezuelanos saudando a cooperação entre Teerã e Caracas, que fura um embargo naval imposto pelos americanos.

O petroleiro foi escoltado por outras quatro embarcações iranianas, que devem entregar cerca de 1,5 milhão de barris de petróleo a Caracas. Apesar de gozar das maiores reservas de petróleo do planeta, a Venezuela tem sofrido para suprir as necessidades da economia, que foi duramente abalada pelas sanções impostas pelo governo de Donald Trump.

O regime de Maduro alega que as embarcações iranianas enfrentam a “ameaça iminente de uso de força militar” por parte dos EUA. Além disso, prometeu que os petroleiros serão escoltados pela marinha e aeronáutica da Venezuela, como prevenção.

“Esperamos que os americanos não cometam um erro”, disse o presidente do Irã,  Hassan Rouhani. (Com agências internacionais)