Tensão: Em alerta aos EUA, China dispara míssil ‘matador de porta-avões’ sobre o mar
Os chineses dispararam dois mísseis, incluindo um conhecido como “matador de porta-aviões”, sobre o disputado Mar Meridional da China, de acordo com relatos da imprensa local. O movimento é um claro alerta aos Estados Unidos, ao passo em que as tensões entre os dois países aumentam na região. De acordo com o jornal The South […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os chineses dispararam dois mísseis, incluindo um conhecido como “matador de porta-aviões”, sobre o disputado Mar Meridional da China, de acordo com relatos da imprensa local. O movimento é um claro alerta aos Estados Unidos, ao passo em que as tensões entre os dois países aumentam na região.
De acordo com o jornal The South China Morning Post, Pequim disparou um míssil balístico de alcance intermediário, o DF-26B, da província de Chingai, e outro de alcance médio, o DF-21D, da província de Zhejiang, nessa quarta-feira (26). Os disparos são em resposta a atividades de aeronaves militares americanas em uma região livre de voo.
Nos EUA, o chefe da Defesa americana, Mark Esper, disse que a China tem descumprido repetidamente as promessas de fazer valer as leis internacionais e observou que os chineses parecem estar “flexionando seus músculos” no Sudeste Asiático.
Os dois mísseis foram disparados em direção à área entre a província de Hainan e as disputadas Ilhas Paracel, ainda de acordo com o jornal chinês. Segundo a reportagem, um avião espião americano supostamente sobrevoou – sem permissão – uma área “livre de voo” da China, na terça-feira (25), durante um exercício naval dos chineses com disparo de fogos no Mar de Bohai.
O ministro de Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, disse que o sobrevoo do avião faz parte de “ações provocativas” e pediu para que os americanos parassem. O Exército da China “nem vai dançar no ritmo dos EUA”, nem permitirá que os EUA “causem problemas”, disse o ministro de Defesa chinês, Wu Qian, nesta quinta-feira.
O míssil DF-26B, que já havia sido lançado no começo do mês, é capaz de atingir alvos móveis no mar, tornando-o um “matador de porta-aviões”, de acordo com o jornal do governo, Global Times. (Com agências internacionais)
Notícias mais lidas agora
- Moradores do Novos Estados vivem momentos de tensão após queda de árvore
- Horário eleitoral do 2º turno começa hoje; confira como ficou a grade de exibições em MS
- Mergulhador é contratado para furtar peixes de empresa avaliados em mais de R$ 1 milhão em MS
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
Últimas Notícias
Marido chama socorro após homem chegar em casa esfaqueado no rosto no Jardim Tijuca
Vítima estava com sinais de embriaguez
Rapaz é esfaqueado no abdômen por dupla durante assalto em Campo Grande
Bandidos levaram a mochila do rapaz
Curtindo o feriado? Saiba o que abre e o que fecha em Campo Grande neste sábado
O feriadão altera o funcionamento em repartições públicas e serviços em Campo Grande. Neste sábado (12), dia da Padroeira Nossa Senhora Aparecida, confira a lista do Jornal Midiamax destacando que abre e o que fecha. Comércio Até este sábado, a Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de MS) informou que o comércio…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.