O governo da China decidiu doar mais US$ 30 milhões à Organização Mundial da Saúde (OMS) para ajudar no combate ao , de acordo com a agência de notícias do governo, Xinhua. O movimento acontece dias depois de o presidente dos Estados Unidos, , anunciar corte de recursos à organização, que ele julga ser enviesada em favor dos chineses.

De acordo com o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Geng Shuang, parte do dinheiro doado à OMS será destinada à construção de sistemas de saúde públicos em países em desenvolvimento. Em março, os chineses já haviam doado US$ 20 milhões à OMS para os mesmos fins.

Geng disse em uma nota que a OMS tem cumprido seu dever com objetividade, posição justa e base na ciência, “desempenhando um papel importante na ajuda aos países, em resposta à pandemia, além de fortalecer a cooperação internacional contra a ”.

Ele garantiu que Pequim vai continuar ajudando outros países no combate ao novo vírus e afirmou que é importante dar apoio às Nações Unidas neste momento de pandemia. “Apoiar a OMS é defender os princípios do multilateralismo e salvaguardar o status e a autoridade da ONU em um momento crucial”, disse o porta-voz. “O vírus é inimigo em comum de toda a humanidade, e a comunidade internacional só pode derrotá-lo através da unidade e cooperação”, acrescentou.

China e Estados Unidos vêm trocando farpas acerca da pandemia, com o americano Donald Trump associando o vírus ao país asiático. O republicando segue desidratando recursos à ONU, que supervisiona a OMS, e disse que a organização tem de ser responsabilizada por encobrir a pandemia após os primeiros casos observados na China.