Pular para o conteúdo
Mundo

Em meio à pandemia, Trump diz que vai cortar financiamento dos EUA à OMS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse ontem (14), em uma coletiva de imprensa, que vai cortar o financiamento de seu país à Organização Mundial de Saúde (OMS) em plena pandemia global de coronavírus. Para o mandatário, a OMS “falhou no seu dever básico” na resposta à pandemia. O republicano acusou a OMS de […]
Arquivo -
Reprodução
Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, , disse ontem (14), em uma coletiva de imprensa, que vai cortar o financiamento de seu país à Organização Mundial de Saúde (OMS) em plena pandemia global de coronavírus. Para o mandatário, a OMS “falhou no seu dever básico” na resposta à pandemia.

O republicano acusou a OMS de encobrir o surto do vírus, após os primeiros casos na China, e disse que a organização tem de ser responsabilizada. António Guterres, diretor-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), respondeu que não era hora de cortar fundos à OMS.

Assim como o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro (sem partido), Trump vem sendo criticado pela forma com que lida com a pandemia em seu país. Além de ter demorado a agir para estabelecer estratégias para conter a crise, membros de seu governo vêm associando o vírus à China, e o próprio presidente vem sendo acusado de “sinofobia”.

Setores da imprensa americana também veem com desconfiança a insistência de Trump em indicar o uso hidroxicloroquina para o tratamento da covid-19. Uma reportagem do The New York citou ligações de assessores de Trump com acionistas da companhia francesa Sandofi, que fabrica a cloroquina.

Paralelamente, no Brasil, o filho do presidente – o deputado (PSL-SP) – também associou a pandemia à China e culpou o Partido Comunista Chinês (PCC) pela disseminação da doença. Ministro da Educação de Bolsonaro, Abraham Weintraub, ligou a doença aos chineses com comentários que julgou engraçados nas redes sociais, o que resultou em uma resposta enérgica da embaixada chinesa no Brasil, acusando-os de racismo. Além disso, assim como Trump, Bolsonaro vem fazendo campanha para o uso de cloroquina para pacientes com coronavírus.

A decisão do americano de cortar recursos à OMS resultou numa onda de críticas de diversas partes do mundo. O chefe de Assuntos Internacionais da União Europeia, Josep Borrell, disse que o bloco “lamenta profundamente” a postura de Trump e afirmou que a agência de saúde da ONU nunca foi tão necessária. “Só unindo forças podemos superar essa crise que não tem fronteiras”.

A presidente da Associação Médica dos EUA, Patrice Harris, afirmou que a decisão era “um passo perigoso, na direção errada, que não ia tornar o combate ao coronavírus mais fácil”.

Já a primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, disse que “num tempo como esse, quando é necessário o compartilhamento de informação e mais conselhos que possamos confiar, a OMS forneceu isso. Vamos continuar a apoiá-la e fazer nossas contribuições”, garantiu.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Jonir Figueiredo

‘Metamorfose pós-queimada’: Arte de Jonir mostrava beleza, mas denunciava exploração do Pantanal

“Resultado de uma diplomacia medíocre”, avalia Rodolfo sobre efeito Trump na indústria de armas

Tarifa de Trump atinge indústria de armas e deputado vê saída na redução de ICMS

Treino do Operário

Sem chances de classificação, Operário se despede do Campeonato Brasileiro

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Acidente ocorreu na Av. Afonso Pena

Jovem passa mal a caminho do trabalho e mobiliza atendimento de urgência na Afonso Pena

Últimas Notícias

Cotidiano

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

Anúncio feito em rede social solicita PIX em troca de moedas

Cotidiano

No Dia dos Avós, Jubileu reúne centenas de idosos em paróquia de Campo Grande

Celebração começou às 9h e encerrou às 15h deste sábado (26) com uma missa na Paróquia São José

Brasil

Mulher chora diante de deputado acampado em frente ao STF em ‘jejum de palavras’

Após ordem de Moraes, manifestantes recolheram acampamento na Esplanada dos Minitérios

Cotidiano

Doméstica de MS que perdeu visão por glaucoma conquista aposentadoria por invalidez

Mulher de 63 anos perdeu a visão de um dos olhos há 10 anos, após um glaucoma