Pular para o conteúdo
Mundo

EUA diz que renúncia de Evo Morales é ‘momento significativo’ para democracia

A Casa Branca afirmou nesta segunda-feira que a renúncia do agora ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, é “momento significativo para a democracia no Hemisfério Ocidental”. Por meio de um comunicado oficial, o governo do presidente americano, Donald Trump, declarou que os Estados Unidos “aplaudem o povo boliviano por exigir liberdade e os militares por cumprirem […]
Arquivo -
(Enzo De Luca/Presidência boliviana/via Reuters/Direitos reservados)
(Enzo De Luca/Presidência boliviana/via Reuters/Direitos reservados)

A Casa Branca afirmou nesta segunda-feira que a renúncia do agora ex-presidente da , Evo Morales, é “momento significativo para a democracia no Hemisfério Ocidental”.

Por meio de um comunicado oficial, o governo do presidente americano, Donald Trump, declarou que os Estados Unidos “aplaudem o povo boliviano por exigir liberdade e os militares por cumprirem seu juramento de proteger não uma pessoa, mas a Constituição da Bolívia”.

Ontem, Evo Morales e outros três políticos na linha sucessória da Bolívia renunciaram. Em comunicado na TV, ao lado do vice, Álvaro García Linera, Morales disse ter sido vítima “de um golpe de Estado” e que era sua “obrigação” como primeiro presidente indígena do país buscar a pacificação do país.

A Casa Branca disse, no comunicado, que “depois de 14 anos e sua recente tentativa de se sobrepor à Constituição boliviana e à vontade do povo, a saída de Morales preserva a democracia e pavimenta o caminho para que as vozes da população da Bolívia sejam ouvidas”.

O governo de Trump ressaltou, ainda, que a renúncia de Morales “envia um forte sinal para regimes ilegítimos na e na Nicarágua”. “Nós estamos agora um passo mais perto de um Hemisfério Ocidental completamente democrático, próspero e livre”, completa a Casa Branca.

Horas antes de Morales decidir deixar o cargo ontem, o comandante das da Bolívia, Williams Kaliman, havia pedido que o agora ex-presidente renunciasse. Pela manhã, Morales tinha anunciado a convocação de um novo pleito eleitoral, depois que a OEA afirmou em um relatório preliminar ter observado “sérias irregularidades” nos resultados da eleição de outubro. A suspeita de fraude também resultou na prisão da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) da Bolívia, Maria Eugenia Choque, e do vice-presidente da Corte, Antonio Costas.

Evo Morales foi o primeiro presidente indígena da Bolívia e esteve no poder por 13 anos e nove meses, o mandato mais longo da história do país sul-americano.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Acidente deixa um homem morto e outro ferido na rodovia MS-395

VÍDEO: motociclista é arremessado após colisão com carro na Avenida Bandeiras

Brasil começa mal, mas reage diante da Ucrânia e volta a vencer na Liga das Nações de Vôlei

Goiás confirma 1º caso de gripe aviária em galinhas criadas em quintal

Notícias mais lidas agora

Mãe é morta após tiro acidental disparado por filho de 2 anos em MS

nasa park

Após negar recurso, Justiça tenta ‘conciliar’ Nasa Park e família vítima do rompimento da barragem

ipva

Isenção do IPVA: compare os descontos aplicados em MS e nos demais estados do país

Homem procura a polícia após cair em golpe e perder R$ 5 mil em Três Lagoas

Últimas Notícias

Polícia

Explosão e princípio de incêndio assustam moradores da Vila Serradinho

O fogo atingiu o quintal de um imóvel

Polícia

Motociclista morre após colidir com poste em cruzamento do Jardim Itália

Vítima de 28 anos foi levada para UPA da Vila Almeida, mas não resistiu aos ferimentos

Polícia

Mulher procura polícia após receber videochamadas e imagens pornográficas

Ligações foram feitas durante a madrugada deste sábado (14)

Cotidiano

Micose na unha: falta de cuidados pode causar infecções persistentes e virar ‘dor de cabeça’

Apesar de parecerem inofensivos, os fungos nas unhas podem agravar infecções