Primeiro-ministro do Japão renova governo com 13 novos ministros
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, começou hoje (2) uma ampla renovação do governo, nomeando novos ministros para Defesa, Saúde, Trabalho e Bem-Estar. Reeleito líder do governante Partido Liberal Democrata (PLD), as mudanças ocorrem a um ano das eleições previstas para 2019 na Câmara Alta. Ele manteve apenas seis dos 19 ministros que integram seu […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, começou hoje (2) uma ampla renovação do governo, nomeando novos ministros para Defesa, Saúde, Trabalho e Bem-Estar.
Reeleito líder do governante Partido Liberal Democrata (PLD), as mudanças ocorrem a um ano das eleições previstas para 2019 na Câmara Alta. Ele manteve apenas seis dos 19 ministros que integram seu gabinete.
Esses seis são denominados membros do núcleo duro de Abe. O anúncio foi feito pelo porta-voz do governo, Yoshihide Suga.
É a quinta reforma executada por Abe em seis anos e três legislaturas. Elas foram implementadas no ano passado e em 2016.
Dois dos principais aliados de Abe seguem no governo: o ministro das Finanças, Taro Aso, e o segundo do governo, Taro Aso, além de Suga.
Também permanecem o ministro das Relações Exteriores, Taro Kono; da Economia, Comércio e Indústria, Hiroshige Seko, e da Estado de Revitalização Econômica e Recursos Humanos, Toshimitsu Motegi.
Continuidade
A permanência deles aponta para a continuidade da política econômica empreendida por Abe há quase seis anos e conhecida como Abenomics, cujo objetivo é deixar para trás o ciclo deflacionário da terceira economia mundial.
A novidade mais significativa é o novo ministro da Defesa, Takeshi Iwaya, substituindo Itsunori Onodera em um período onde o governo tenta impulsionar a controversa reforma do artigo pacifista da Constituição japonesa, uma das principais prioridades políticas de Abe.
O líder do PLD também nomeou como novo ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Takumi Nemoto, que ficará no cargo que pertencia a Katsunobu Kato, e ao veterano Yoshitaka Sakurada como responsável pelos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, em Tóquio.
Satsuki Katayama será a nova ministra da Revitalização Regional e única mulher no governo de Abe.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Deputado quer estudo para manutenção de placas indicativas da MS-156
Indicação foi lida na Alems, pelo deputado Lídio Lopes (Patriota)
Dois petroleiros russos derramam óleo no Estreito de Kerch após tempestade
Autoridades disseram que um membro da tripulação morreu
Homem é enganado, cai em golpe e acaba perdendo R$ 1 mil no Jardim Campo Nobre
Autor disse que a chave PIX era “muito difícil de digitar” e fez uma transferência muito acima do valor combinado com a vítima
Queda de Assad na Síria cortou linha de suprimentos essencial do Irã, diz Hezbollah
O Hezbollah perdeu sua rota de suprimento mais importante do Irã através da Síria, disse o chefe da milícia libanesa, Naim Qassem. Esta é a primeira vez que o grupo militante reconheceu publicamente como a queda do regime de Bashar al-Assad na Síria prejudicou a capacidade do grupo de se rearmar, após uma dura campanha…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.