Pular para o conteúdo
Mundo

Governo da Índia cede à pressão popular e acaba com imposto sobre absorventes

Depois de receber inúmeras críticas e sofrer com a pressão popular, o governo da Índia decidiu acabar com o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que estipulava alíquota de 12% sobre os absorventes. A aplicação da taxa havia sido aprovada em julho do ano passado, e gerou causou insatisfação, inclusive, em setores e grupos sociais […]
Arquivo -

Depois de receber inúmeras críticas e sofrer com a pressão popular, o governo da Índia decidiu acabar com o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que estipulava alíquota de 12% sobre os absorventes. A aplicação da taxa havia sido aprovada em julho do ano passado, e gerou causou insatisfação, inclusive, em setores e grupos sociais e comerciais espalhados pelo país.

A deputada Sushmita Dev, Indignada com a estipulação da cobrança, elaborou uma petição online para exigir que a taxa não fosse cobrada, já que a medida tornaria o produto, que é essencial à higiene feminina, como um artigo de luxo.

A petição ganhou mais de 400 mil assinaturas pois mais da metade da população não poderia pagar pelo produto caso a taxa fosse efetivamente cobrada. Para a deputada, outro, e quiçá, o maior problema enfrentado pelas mulheres do país, é a falta de informação sobre o assunto.

Parte da população feminina da Índia acaba abandonando os estudos e trabalhos ao menstruar para poder tornarem-se esposas, o que as vinculam a dependência matrimonial. Na zona rural a situação se demonstra ainda pior, já que certa porcentagem das mulheres na região acreditam que a menstruação se trata de uma doença.

O ministro da Economia, Piyush Goyal, durante entrevista coletiva, afirmou que “todas as mães e irmãs ficarão muito felizes ao saberem que os absorventes agora são 100% livres de imposto”.

Algumas ativistas e empresárias comemoraram a decisão do governo de voltar atrás sobre a cobrança, contudo, acreditam que o problema persiste, já que embora não cobre imposto sobre a comercialização, uma taxa maior é cobrada para sua fabricação.

Ao EL PAÍS, a diretora da Aakar Social Ventures, Jaydeep Mandal, disse que defende “não apenas a isenção de impostos sobre o produto final, mas também sobre as matérias-primas e as máquinas usadas na fabricação. Eles representam uma carga insuperável para empresas como a nossa, que trabalham para mulheres desfavorecidas e sem formação”.  Aakar Social Venturesrealiza estudos acerca da produção de absorventes ecológicos e mais acessíveis. 

Para representantes de diversos setores e grupos sociais, o país ainda tem muito a enfrentar para se tornar fielmente justo, mas a eliminação da taxa já demonstra uma vitória, uma vez que trata-se de saúde íntima, evitando inúmeros tipos de doenças e infecções.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)