Três pessoas estão em estado grave

Ao menos 30 pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira, entre elas três em estado grave, devido a uma explosão em uma usina de tratamento de resíduos perto de Madri, informaram as autoridades.

A explosão, que gerou uma densa coluna de fumaça negra, ocorreu na localidade de Arganda del Rey, 27 km a sudeste de Madri, em uma usina da empresa Requimsa, indicou à AFP um porta-voz da prefeitura local.

“Houve uma explosão por causas que são investigadas em uma usina de reciclagem de óleo” industrial, afirmou um porta-voz do corpo de bombeiros, enquanto o serviço de emergências 112 mencionava no Twitter “várias explosões”.

“Temos 30 feridos, 3 dos quais em estado grave e 27 leves”, disse o porta-voz do corpo de bombeiros.

Entre os graves, um tem queimaduras em 40% do corpo, outro em 30% e um terceiro sofre uma fratura pélvica. Todos estão hospitalizados.

Dos leves, 10 tiveram que ser levados a um hospital, e 15 “foram por seus próprios meios ao hospital ou ao centro de saúde”, acrescentou. Segundo ele, não consta que entre eles existam crianças.

Tanto ele quanto o porta-voz da prefeitura de Arganda indicaram que os bombeiros seguiam trabalhando às três da tarde (10h00 de Brasília) na extinção do fogo.

“Os bombeiros estabeleceram um perímetro de segurança de 500 metros ao redor da empresa, e foi pedido aos vizinhos que não saiam às ruas e mantenham as janelas fechadas”, explicou o porta-voz da prefeitura, que não pôde adiantar nenhuma hipótese para explicar o incidente.

A explosão também levou à evacuação e três colégios e dois institutos de ensino médio.

O alerta foi lançado às 11h30 locais (06h30 de Brasília).