“Unir esforços” é necessário, disse presidente

O presidente (PMDB) voltou a propor a criação de um Fórum de Inteligência dos (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para combater o terrorismo, em discurso na abertura da 9ª cúpula dos chefes de Estado do bloco econômico, nesta segunda-feira (4).

“Não podemos nos acomodar diante da persistente ameaça do terrorismo, à qual nenhum dos nossos países está imune. Esse é tema que exige de todos a ação crescentemente coordenada”, disse o presidente antes de propor a criação do Fórum.

O presidente também destacou a necessidade de criar um mecanismo de troca de informações entre as agências de inteligência dos países. “Em um mundo cada vez mais interconectado, é fundamental unir esforços para enfrentar desafios que transcendem fronteiras”.

Temer ainda manifestou preocupação com a crescente ameaça de um ataque militar por parte da Coreia do Norte, que recentemente anunciou testes nucleares. Neste domingo (3), o país declarou ter realizado com sucesso um teste com uma bomba de hidrogênio.Temer defende criação de Fórum entre Brics para combate ao terrorismo

“Os episódios dos últimos dias dão concretude a temores que parecem ter ficado nos livros de história. Hoje, [é importante] encontrar saída diplomática para uma situação tão grave. Em perspectiva mais abrangente e de mais longo prazo, o desarmamento nuclear é a garantia mais eficaz contra a proliferação”, propôs Temer.

O presidente disse que o Brasil deverá assinar, ainda em setembro, o Tratado sobre a Proibição das Armas Nucleares em Nova York. “O Brasil esteve na origem do Tratado, adotado em julho. […] Trata-se de mais uma conquista real do multilateralismo”, declarou.