Pular para o conteúdo
Mundo

Milhares de civis permanecem presos em Al Raqqa, na Síria

ONU diz que situação é preocupante
Arquivo -

ONU diz que situação é preocupante

A secretária-geral assistente da ONU para Assuntos Humanitários, Ursula Mueller,  informou nesta quinta-feira (27), durante uma reunião sobre a do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que cerca de 50 mil civis permanecem presos na cidade de Al Raqqa, no sul do país, onde a situação humanitária é preocupante. A informação é da ONU News.Milhares de civis permanecem presos em Al Raqqa, na Síria

Falando de Amã, capital da Jordânia, Ursula contou sua visita ao campo de refugiados de Azraq, o segundo maior do país, onde vivem cerca de 35 mil refugiados sírios, muitos há anos e a maioria mulheres e crianças. Cerca de 25% vieram da cidade síria de Alepo.

A vice-chefe do Escritório da ONU para Coordenação de Assuntos Humanitários (Ocha), elogiou a “generosidade e hospitalidade da Jordânia e outros países vizinhos” que estão abrigando refugiados.  Ela também ressaltou o “tremendo trabalho das organizações humanitárias cujos programas permitem que famílias não apenas sobrevivam, mas levem vidas dignas, mesmo nas circunstâncias mais difíceis”.

Volta pra casa

A secretária-geral assistente declarou, acima de tudo, ter ficado inspirada pela “esperança e força incríveis” das pessoas que encontrou, apesar das terríveis circunstâncias a que foram forçadas. Ela afirmou que a mensagem que recebeu dos refugiados foi clara e disse ao Conselho de Segurança que o que eles mais querem é que o conflito acabe e que possam voltar pra casa quando for seguro.

A vice-chefe do Ocha disse ao Conselho que, embora a violência continue diminuindo em algumas áreas da Síria desde um acordo de tréguas em 4 de maio, a situação humanitária e de proteção permanece extremamente difícil para civis em muitas partes do país.

Ela mencionou a retomada de operações militares na área sitiada do leste de Ghouta, na área rural de Damasco, e no bairro de Jobar na capital síria. Ursula Mueller afirmou que a ONU e parceiros estão dando assistência aos deslocados e estão prontos a fornecer apoio à cidade de Al Raqqa assim que as condições de acesso e segurança permitam.

Saúde

A situação de saúde na cidade, especialmente a escassez de serviços de assistência a traumas, é uma grande preocupação para a secretária-geral assistente, devido à intensidade dos combates. Ela afirmou que a ONU continua trabalhando no terreno para garantir que assistência médica esteja disponível para os que precisam, mas que muito mais precisa ser feito.

 

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Morre o jornalista e advogado Cícero da Conceição

Projeto científico incentiva estudantes indígenas a criarem soluções para acesso à água

João Neto tem registro da OAB suspenso após agredir namorada

Sob custo de R$ 13,4 mil por dia, Prefeitura renova contrato locadora de equipamentos de som

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

VÍDEO: na delegacia, namorado alega que Thácia ‘caiu sozinha’ no rio em MS

Eterno Beiçola, Marcos Oliveira surpreende com novo visual após prótese capilar; veja o resultado

Últimas Notícias

Transparência

Concessionária vence leilão da Aena para produção de mídia em aeroportos de MS

As propostas vencedoras somaram cerca de R$ 1,5 bilhão, valor que o consórcio deverá pagar à Aena

Emprego e Concurso

‘Emprega CG’ ofertará 1 mil vagas de emprego no Parque Jacques da Luz

No local, haverá empresas de 19 segmentos, com vagas para 39 diferentes funções

Política

Sites do Governo retornam após instabilidade interromper serviços na terça

Nesta manhã os portais já estavam de volta ao ar, sem apresentar falhas.

Polícia

VÍDEO: Perseguição da PRF acaba com traficante preso no Jardim Pênfigo em Campo Grande

Perseguição terminou quando pneu do carro furou ao bater no meio-fio