Manifestantes bloqueiam vias contra Constituinte de Maduro na Venezuela
Presidente convocou assembleia para nova Constituição
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Presidente convocou assembleia para nova Constituição
Centenas de pessoas bloquearam ruas e estradas na capital da Venezuela, Caracas, e em outras das principais cidades do país nesta terça-feira (2), em protesto à Assembleia Constituinte convocada pelo presidente Nicolás Maduro.
A assembleia traria mudanças à Constituição do país, afastando a possibilidade de eleições gerais exigidas pela oposição de Maduro. Pilhas de lixo e árvores derrubadas cortavam a passagem em Montalban, no oeste da cidade, constataram repórteres da AFP.
Panelas e buzinas soavam nas ruas bloqueadas com barricadas de lixo. Uma enorme bandeira da Venezuela foi aberta no chão nos arredores de Altamira, reduto da oposição no leste da capital.
O tráfego de veículos na estrada Francisco Fajardo, que atravessa de leste a oeste Caracas, era baixo, enquanto centenas de pessoas estavam indo a pé para os seus empregos.
Na segunda-feira (1), após um mês de manifestações exigindo a saída de Maduro do poder por meio de eleições gerais e que levaram a distúrbios com um saldo de 28 mortos e centenas de feridos, o presidente convocou uma Constituinte “popular”, cujos membros da Assembleia não seriam eleitos por sufrágio universal, mas por setores sociais e comunidades.
“É um verdadeiro gatilho histórico para aprofundar a revolução”, prometeu o presidente, que acusa a oposição de promover “atos de terrorismo” para derrubá-lo e incentivar a intervenção internacional. Em resposta, a oposição se prepara para quarta-feira uma grande manifestação que chamou de “mega-marcha”.
“Esta Constituinte anunciada por Maduro é uma manipulação para escapar das eleições. O meu voto não vale mais ou menos do que o de ninguém”, disse à AFP Raúl Hernández, um estudante universitário de 22 anos que bloqueava com uma centena de pessoas a avenida Francisco de Miranda, uma das principais estradas do leste de Caracas.
Moradores denunciaram à imprensa local que as forças de segurança usavam gás lacrimogêneo para quebrar os bloqueios nas áreas de El Paraiso (oeste) e La Urbina (leste), em Caracas.
(com supervisão de Ludyney Moura)
Notícias mais lidas agora
- Barroso diz que CNJ só manteve evento nacional em MS após escândalo para evitar ‘pré-julgamento’
- VÍDEO: Seringueira centenária cai, atinge 5 carros, duas casas e interdita rua
- Operação fecha bares da 14 e três proprietários são levados para a delegacia em Campo Grande
- Idoso passa mal durante café da manhã e morre nas Moreninhas em Campo Grande
Últimas Notícias
Mais de 60 animais reabilitados são soltos no Recanto Ecológico Rio da Prata
Animais foram resgatados e passaram meses no CRAS recebendo os devidos cuidados
Organizadores de festas de SC ‘somem do mapa’ após aplicar golpe milionário em noivos de MS
Eventos de casamentos e 15 anos foram contratados para serem realizados em Santa Catarina
Advogado do Espaço Terapêutico Fazendinha nega interdição e lamenta interrupção de tratamentos
Equipes do Ministério Público, Vigilância Sanitária e Polícia Civil realizaram vistoria no local e liberaram 28 pacientes que optaram por deixar a internação
Em Campo Grande, ministros destacam desafios e uso de tecnologia nos Tribunais Superiores
Ministros participam de evento do Conselho Nacional de Justiça
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.