Ládio Veron destacou necessidade de resistência e pediu demarcações

O líder Guarani Ládio Veron puxou protesto nesta quarta-feira (19) contra a violação de direitos dos povos indígenas, na Embaixada do Brasil em Londres. Em discurso pelo respeita territorial dos povos Guarani e de outras etnias, Ládio destacou a resistência dos povos indígenas e a necessidade das demarcações pelo governo federal.

“Resistiremos a qualquer preço. Tudo o que temos a perder são nossas vidas”, declarou o líder.

Os protestos tiveram apoio da ONG Survival Internacional, que ajudou a organizar protestos contra a violação de direitos indígenas pelo mundo – apoios foram registrados no Brasil, EUA, Espanha, Itália e Alemanha.

Retrato das populações indígenas

Para a Survival Internacional, a situação a que povos indígenas são submetidos no Brasil é alarmante. Diretor da entidade, Stephen Corry, endossou as declarações do líder guarani e reforçou a necessidade de resistência.

“O ataque contra os indígenas brasileiros está de volta com força. Indígenas estão morrendo à medida que políticos brasileiros permitem, deliberadamente, que fazendeiros e plantadores de soja roubem e destruam territórios indígenas. A chave para a sobrevivência e prosperidade dos povos indígenas é garantir que sua terra permaneça sob seu controle. Estamos fazendo todo o possível para garanti-las a eles”, concluiu.

(Com informações da assessoria)