Pular para o conteúdo
Mundo

Furacão Nate chega aos EUA após deixar mortos na América Central

Na passagem por Nicarágua, Costa Rica e Honduras furacão deixou 26 mortos
Arquivo -

Na passagem por Nicarágua, e Honduras deixou 26 mortos

O furacão Nate chegou neste sábado (7) ao território americano depois de sua passagem deixar mortos na América Central. O Nate atingiu a foz do rio Mississippi, a sudeste do estado de Louisiana, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC).

O furacão de categoria 1 tem rajadas de vento de 140 km/h e se move para o norte a 31 km/h. Quando ainda era uma tempestade tropical, o Nate deixou 26 mortos na América Central.

Nova Orleans, devastada em 2005 pelo furacão Katrina, que deixou centenas de mortos, e outras cidades localizadas na costa do Golfo dos Estados Unidos, como Gulfport e Biloxi, estão em alerta. Nova Orleans decretou toque de recolher a partir das 18h locais, e também foram emitidas ordens de evacuação para algumas áreas.

O presidente Donald Trump emitiu uma declaração de emergência, que permitirá a liberação de ajuda federal para lidar com o impacto da tormenta. Os governadores de Louisiana, Mississippi e Alabama também declararam emergência.

“Este é o pior furacão a impactar o Mississippi desde o Katrina”, disse o diretor de gerenciamento de emergências do estado, Lee Smithson. “Todos precisam entender que esta é uma situação significativamente perigosa”.

O NHC estima que as inundações causadas pelo furacão possam chegar a 2,7m em algumas áreas, e alertou para a força das ondas.

Passagem devastadora pela América Central

Costa Rica, Nicarágua e Hondura, países mais atingidos pelo Nate quando ainda era uma tempestade tropical, começavam a calcular os danos, no momento em que a chuva parecia dar uma trégua.

De acordo com a agência France Presse, o fenômeno deixou 26 mortos na América Central – 3 mortos na Nicarágua, 10 na Costa Rica e 3 em Honduras, segundo autoridades.

Estados Unidos se preparam para a chegada do furacão Nate

Na Costa Rica, equipes de socorro buscavam mais de 30 desaparecidos.

El Salvador registrou na sexta duas mortes em consequência do Nate: uma pessoa atingida por um deslizamento de terra e outra, arrastada por um rio.

Comunidades da Costa Rica e Nicarágua continuavam isoladas pela destruição de pontes, inundação de estradas, transbordamento de rios e deslizamentos de terra que destruíram casas e ruas.

Em Honduras, a área mais afetada foi o sul do país.

Temporada intensa

O sudeste dos Estados Unidos foi atingido duramente em agosto por dois furacões: o Harvey, que deixou mais de 70 mortos, e o Irma, que atingiu a categoria 5 e provocou 12 mortes na Flórida.

Outra tormenta poderosa, o furacão Maria, devastou parte do Caribe no fim de setembro, incluindo Dominica e Porto Rico.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Mato Grosso do Sul registra 203 novos casos de dengue, aponta boletim

internet projeto

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

Recapeamento de avenidas irá custar R$ 3,20 milhões em Bataguassu

Eduardo Bolsonaro

Eduardo Bolsonaro diz que não vai renunciar ao mandato de deputado

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

internet projeto

Projeto que prevê indenização para clientes que ficarem sem internet avança na Câmara

ufms

Com R$ 30 mil em prêmios, Festival Universitário da Canção UFMS abre inscrições

Últimas Notícias

Transparência

MP firma acordo com Câmara de Ivinhema para evitar servidores ‘apadrinhados’

Legislativo municipal de Ivinhema comprometeu-se a promover concurso público

MidiaMAIS

Projeto de stylist exalta corpos transexuais com editoriais de moda feitos em Campo Grande

Projeto Blossom mostra qualidade audiovisual e criativa de artistas locais no setor de moda

Política

Precisa falar com um vereador? Confira quem integra plantão durante recesso até fim de julho

Câmara de Vereadores de Campo Grande não terá sessão entre 16 a 31 de julho

Cotidiano

Novo guia de arborização da cidade deve ser lançado ainda este ano pela Prefeitura

Guia para moradores de Campo Grande será disponibilizado nos formatos de manual, guia e cartilha