Cientistas buscam por ‘continente perdido’ em navio no Oceano Pacífico

“Zealândia” submergiu há mais de 80 milhões de anos

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

“Zealândia” submergiu há mais de 80 milhões de anos

Nesta semana, um navio partiu da Austrália com trinta cientistas a bordo em uma expedição oceânica, com um objetivo que lembra os contos de aventura da infância: eles estão em busca de um continente perdido, o sétimo continente.

Chamado de “Zealândia”, o continente ocuparia uma região de 7,7 milhões de quilometros quadrados no sudoeste do Pacífico. Ilhas como a da Nova Zelândia e Nova Caledônia fazem parte desse continente perdido.

Essas ilhas se interconectam em camadas de terra submersas, o que configura o continente. “Se você voltar no tempo, há cerca de 100 milhões de anos, Antártida, Austrália e Zealândia eram um único continente”, explica o professor da Universidade de Rice, Gerald Dickens.

“Há aproximadamente 85 milhões de anos a Zealândia se separou por si só”, explica o professor, especialista em Ciências Terrestres, Ambientais e Planetárias.Cientistas buscam por 'continente perdido' em navio no Oceano Pacífico

Mais de 30 milhões de anos depois, mudanças nos movimentos das placas tectônicas no Oceano Pacífico levaram a elevação da Nova Zelândia, formando a ilha. 

Agora,  expedição vai perfurar seis pontos no Mar de Tasman, a fim de obter registros detalhados do que aconteceu com o continente submerso.

“Esta expedição irá analisar a época e as causas destas mudanças, assim como alterações relacionadas aos padrões de circulação do oceano e ao clima da Terra”, explica o diretor do programa, Jamie Allan.

Conteúdos relacionados