Assembleia Constituinte toma posse na Venezuela
Delcy Rodríguez é eleita presidente
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Delcy Rodríguez é eleita presidente
A Assembleia Constituinte da Venezuela, eleita no último domingo, tomou posse nesta sexta-feira (4). A ex-chanceler Delcy Rodríguez foi eleita presidente da Constituinte, cuja missão será escrever uma nova Constituição para o país. Os 545 constituintes, todos chavistas, foram juramentados no salão elíptico do Parlamento, que tem maioria de opositores. Sua primeira reunião para deliberações será neste sábado (5), a partir das 10h (horário local).
Em seu primeiro discurso, Rodríguez elogiou o governo do ex-presidente Hugo Chavéz e o de Nicolás Maduro, criticou a “minoria burguesa” e o imperialismo e disse que a Constituinte “imediatamente trouxe a paz” e chegou para salvar o país das “feridas da guerra econômica”.
“Viemos aqui, não para destruir a nossa Constituição, mas para tirar do caminho todos os obstáculos e arbitrariedades ditatoriais que têm impedido exercer a validade material da nossa Constituição. Viemos para defendê-la, viemos para aprofundá-la, para renová-la”, afirmou Rodríguez sob aplausos.
A ex-chanceler disse que esta Assembleia Constituinte nasceu do conflito entre os chavistas e opositores, e qualificou a oposição como “um grupo minoritário e fascista”. “Esta Constituinte nasceu de um profundo conflito histórico. Um grupo minoritário que pretende tomar a pátria, que pretende a restauração neoliberal a qualquer preço”, disse.
“Esta direita contrarrevolucionara, fascista, que hoje pretende derrotar o processo revolucionário do povo da Venezuela, em 1999. Quando foram governo não foram diferentes. Foram mais fascistas e mais ditadores do que estão se expressando hoje. A esse passado jamais voltaremos”, acrescentou.
Rodríguez também repudiou a “interferência estrangeira” no país e criticou os Estados Unidos, ao responder às críticas da comunidade internacional a esse suprapoder instalado nesta sexta. “À comunidade internacional, não se enganem com a Venezuela. A mensagem é clara, bem clara: nós, venezuelanos, resolvemos nosso conflito, nossa crise, sem nenhum tipo de interferência estrangeira, sem nenhum tipo de mandato imperial”, assegurou, em seu discurso de posse.
Notícias mais lidas agora
- Gaeco e Bope cumprem ao menos 9 mandados de prisão contra organização criminosa em Campo Grande
- Apreendido em MS, Snus é ‘cigarro sem fumaça’ que bomba até entre jogadores na Europa
- Bombeira Laika encontra corpo de idoso que desapareceu em Campo Grande no domingo
- Idoso tem dedo mutilado ao ser atacado por mulher com enxada na Vila Anahy
Últimas Notícias
Setor de serviço de MS fecha em 0,6% em novembro e fica acima de média nacional
Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada pelo IBGE
Homem sequestrado na fronteira o Paraguai já foi preso carro lotado maconha em 2014
O homem de 50 anos, sequestrado na tarde desta terça-feira (14) em Ponta Porã, tem uma ficha corrida que inclui diversos processos na Justiça e também uma prisão com carga de maconha em 2014 por agentes da PRF (Polícia rodoviária Federal). Na época ele teria abandonado um veículo na BR-463, mas foi capturado logo em…
Agrotóxico se espalha por MS e é encontrado até em frutas e água da chuva, mostra pesquisa
Pesquisa vê pulverizações como caso de etnocídio da população Guarani Kaiowá em MS
Idoso morre no hospital um mês após cair de degrau em fazenda em Corumbá
Na madrugada, o idoso passou mal e morreu no hospital
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.