Chanceler teme volta do populismo de direita

Mais de 60 milhões de alemães foram chamados para eleger o novo Parlamento do país. Pesquisas apontam como favorita dos alemães a atual chanceler Angela Merkel, com 34% dos votos voltados para seu partido, a CDU (União Democrata Cristã).

Sem segundo lugar, estado o SPD (Partido Social-Democrata), com 21%, partido parceiro de Merkel. Pela primeira vez disputando um cargo no Parlamento, está o terceiro colocado, o partido populista de direita AfD (Alternativa para a Alemanha), com 13% dos votos.

Tanto o PSD quanto o CDU de Merkel têm juntado esforços para combater o partido de direita, que vêm ganhando a atenção dos eleitores com suas promessas anti-imigrantes e em prol do nacionalismo e volta da moeda nacional.Alemanha elege Parlamento neste domingo com Merkel como favorita

Caso o AfD consiga votos, será a primeira vez que um partido populista de direita volta ao Parlamento alemão, desde o fim do governo nazista. A expectativa é que o resultado das eleições seja divulgado até as 12h do horário de Mato Grosso do Sul (18h na Alemanha).