Vírus do herpes pode ser usado para conter carpas predadoras na Austrália

Programa foi batizado de ‘Carpocalipse’

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Programa foi batizado de ‘Carpocalipse’

Diante do crescimento da população de carpas na maior região agrícola na Austrália, o vice-primeiro-ministro Barnaby Joyce declarou que a única forma de combater o peixe é usar o vírus do herpes para atacá-lo.

O programa de erradicação proposto por Joyce se chama ‘Carpocalipse’ e tem o objetivo de eliminar o peixe da bacia de Murray-Darling, sudoeste australiano. O peixe, introduzido no país em 1859, tem apresentado um aumento em sua população desde os anos 1960, depois de uma variedade passar a ser criada em cativeiro e ser liberada na natureza acidentalmente.

De acordo com Joyce, o prejuízo com a “carpa invasora” atinge cerca de 500 milhões de dólares australianos, o que corresponde a US$ 375 milhões.o objetivo do programa é liberar no rio Murray  um tipo específico do vírus , chamado Cyprinid herpesvirus, que afeta as carpas. Ele surgiu em Israel, para eliminar cerca de 95% dessa espécie de peixes naquele país.

O ministro australiano da Ciência, Christopher Pyne, declarou que o vírus não afeta os seres humanos, mas que a operação terá um alto custo na limpeza do ecossistema, por milhares de peixes morrerão após a liberação no rio. “De repente, haverá centenas de milhares ou até mesmo milhões de toneladas de carpas mortas no rio Murray”, afirma.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

(Reprodução)