Pavel Shremet era famoso na televisão russa

Pavel Sheremet, famoso jornalista da televisão russa, foi morto após um ataque a bomba em seu carro, em Kiev, capital da Ucrânia. O crime aconteceu na manhã desta quarta-feira (20), de acordo com fontes policiais citadas pela agência estatal russa Sputnik.

Anton Gueraschenko, assessor do Ministério do Interior da Ucrânia, afirmou à reportagem da rede televisiva 112 Ukraine que as hipóteses são de que Sheremet tenha sido morto por um dispositivo ativado a distância, ou por uma bomba-relógio. As autoridades acreditam que o atentado teve motivações relacionadas ao trabalho do repórter.

“Não há dúvida de que a causa foi a explosão de uma bomba colocada pelos assassinos. É claro que era uma bomba ativada remotamente ou por meio de timer“, declarou o porta-voz. A ministra de Relações Exteriores, Maria Zakharova, também acredita em represália pelas atividades profissionais de Sheremet.

Em sua página pessoal no Facebook, Zakharova fez referência a outras mortes de jornalistas na Ucrânia. “Em Kiev, explodiu um carro em que estava Pavel Sheremet. Um profissional que não tinha medo de dizer o que pensava sobre o governo atual, sobre diferentes governos e em diferentes alturas. Por isso ele era respeitado. A Ucrânia (não o país, mas o sistema) se está tornando uma vala comum de jornalistas e do jornalismo em geral”, escreveu.

Pavel Sheremet nasceu em Minsk, a capital da Bielorrússia, em 1971. Foi âncora e produtor do programa de análises políticas Prospekt, proibido em 1995 pelo presidente Aleksander Lukashenko. Atualmente, trabalhava no jornal Ukrainskaya Pravda e na rádio Vesti, na Ucrânia.

VEJA O VÍDEO: