Pular para o conteúdo
Mundo

Venezuela adia eleições regionais e amplia tensão política

Motivos não foram relatados
Arquivo -

Motivos não foram relatados

O CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da anunciou na noite desta terça-feira (18) o adiamento para 2017 das eleições regionais, que deveriam ocorrer em dezembro. As informações são da Agência Ansa.

Em nota curta, a presidente do CNE, Tibisay Lucena, não explicou os motivos do adiamento e informou apenas que o novo pleito será realizado “no final do primeiro semestre de 2017”.

Para a disputa eleitoral, a expectativa era de que os partidos de oposição derrotassem, novamente, os membros do partido de Nicolás Maduro. Por causa disso, a coalizão MUD (Mesa da Unidade Democrática) acusou o governo de fazer uma manobra para atrapalhar a organização do referendo revogatório, que tenta tirar Maduro do poder.

“O adiamento se inscreve no perigoso marco de um regime colocado claramente à margem da Constituição. O CNE pretende ignorar a consulta eleitoral que o povo venezuelano exige com mais urgência e que o regime teme”, escreveu a MUD em nota.

A oposição terá que cumprir a última fase do recolhimento de quatro milhões de assinaturas (20% dos eleitores) para a realização do referendo. Apesar da MUD tentar validar o processo ainda em 2016, Lucena já avisou que mesmo com o recolhimento do mínimo exigido por lei, o referendo acontecerá apenas no início do ano que vem.

Com isso, se Maduro for tirado do poder, seu vice assume e não serão convocadas novas eleições presidenciais.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados