Yatsenyuk faz articulação nos bastidores, segundo imprensa local

Apesar de ter renunciado ao cargo no último domingo (10), o primeiro-ministro ucraniano Arseney Yatsenyuk estaria atuando nos bastidores como um dos líderes do país, segundo órgãos de imprensa locais.

Em entrevista ao portal russo Sputnik News, o jornalista ucraniano Dennis Schedrivy, especialista em política de seu país, declarou que Yatsenyuk está apenas fazendo a manobra de “um grande jogo”.

Apesar de ter anunciado sua demissão, o primeiro-ministro só deixará seu cargo caso o presidente ucraniano Petr Poroshenko e a Suprema Rada (Parlamento ucraniano) aprovem a renúncia.

“Um outro aspeto importante é que nada na Ucrânia acontece sem autorização de forças externas, dos EUA em particular, que controlam a política ucraniana”, acrescentou o jornalista, que faz referência à aproximação entre o governo local e os Estados Unidos.  

No domingo (10), o vice-presidente norte-americano Joe Biden disse a Yatsenyuk, em um telefonema que veio a público, que espera que o primeiro-ministro continue a participar da articulação com a União Europeia e com o FMI (Fundo Monetário Internacional), mesmo depois da sua demissão.