Acidente ocorreu próximo a Madri

Um incêndio num depósito de pneus usados a cerca de 50 quilômetros de Madri, capital da Espanha, causou uma nuvem negra tóxica que pode atingir parte da população da região, de acordo com autoridades espanholas e com o site da rede portuguesa TVI. O governo de Castela-Mancha, região administrativa onde ocorreu o acidente, traçou um plano de emergência.

A nuvem pode afetar a população da cidade de Seseña, que possui 20 mil habitantes, segundo alerta do governo regional. No local, bombeiros de Madri e Toledo – província onde ocorreu o incêndio – estão realizando uma operação por meios terrestres e aéreos, para conter o avanço da nuvem negra.

“Cerca de um quinto da área do depósito foi afetado, ou seja, milhares de toneladas de pneus”, diz o chefe dos bombeiros de Madri, Luis Villarroel, ao portal da rede portuguesa. O depósito existe desde os anos 90 e, desde que foi construído, grupos ecologistas alertam para os riscos de poluição no local, que foi considerado em 2003 e, ainda assim, continua funcionando até hoje.