“Cinturão de Ferrugem” inclui estados como Ohio e Pensilvânia

Após perder a disputa na Virgínia Ocidental na terça-feira (10), Hillary Clinton, pré-candidata à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Democrata, pode ter dificuldades na corrida eleitoral no chamado ‘Cinturão da Ferrugem’, uma região de estados cuja economia gira em torno da indústria, como Ohio e Pensilvânia.

De acordo com a agência britânica Reuters e o portal de notícias G1, a ex-secretária de Estado pode ser derrotada na região devido ao ceticismo dos moradores em relação ao modo como ela dirigiria a economia. Seu rival dentro do partido, o senador Bernie Sanders, tem focado o discurso no que chama de ‘sofrimento dos trabalhadores’.

A região tem uma das maiores taxas de desemprego dos Estados Unidos. “Trabalhadores estão sofrendo”, declarou Sanders na terça, em Oregon, após a vitória no estado da Virgínia Ocidental. “Precisamos de uma economia que trabalhe para todos nós, não só para o um por cento”, disse ele.

O senador afirmou ainda que deve ser o candidato democrata com mais força para derrubar Donald Trump, o polêmico bilionário que provavelmente será candidato pelo Partido Republicano. Trump também venceu a primária da Virgínia Ocidental, além do estado de Nebraska.