Presidente esteve em evento para assinatura de acordo sobre clima

Ao contrário do que se esperava, a presidente Dilma Rousseff (PT) não chegou a falar diretamente sobre o processo de impeachment definido como ‘golpe’ por ela e seus aliados, durante a conferência sobre o clima ocorrida nesta sexta-feira (22).

Em fala de durante oito minutos e 42 segundos, Dilma falou quase somente sobre os desafios climáticos, dizendo que seu governo ousou destinar grandes investimentos na questão ambiental. Ela apenas mencionou, nos segundos finais de sua declaração, o ‘grave momento que vive o Brasil’.

“Não posso terminar minhas palavras sem mencionar o grave momento que vive o Brasil. A despeito disso, quero dizer que o Brasil é um grande país, com uma sociedade que soube vencer o autoritarismo e construir uma pujante democracia”, disse a presidente.

Ela ainda elogiou o povo brasileiro e agradeceu aos chefes de Estado que se solidarizaram a seu governo, contra o processo de impeachment. “Nosso povo é trabalhador e com grande apreço pela liberdade. Saberá, não tenho dúvidas, impedir quaisquer retrocessos. Sou grata a todos os líderes que expressaram a mim sua solidariedade”.

Dilma concederá, ainda nesta sexta (22), entrevistas à imprensa internacional, onde é possível que fale sobre sua situação e a crise política brasileira. Ela desembarcou em Nova York na noite da última quinta-feira (21).

Na manhã seguinte, manifestantes contrários ao afastamento da presidente fizeram ato de solidariedade a Dilma nas proximidades da sede da ONU.