Pular para o conteúdo
Mundo

Aviação russa ataca cidade síria pela primeira vez desde o início da trégua

Os ataques foram iniciados neste domingo
Arquivo -
Compartilhar

Os ataques foram iniciados neste domingo

A aviação russa iniciou neste domingo (22) uma nova série de ataques à cidade síria de Alepo. São os primeiros ataques aéreos desde a entrada em vigor de uma trégua parcial acordada entre os governos russo e norte-americano em 27 de fevereiro, de acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).

“Aviões russos e sírios lançaram hoje 40 ataques contra a Estrada Castello. É a primeira vez que os aviões russos entram em ação em Alepo desde a trégua”, afirmou Rami Abdel Rahmane, diretor do OSDH.

A Estrada de Castello, ao norte de Alepo, é vital para os rebeldes porque o abastecimento da parte da cidade que controlam é feito por este eixo. As forças do regime tentaram em várias ocasiões, mas sem sucesso, assumir o controle. Se conseguissem, os bairros rebeldes ficariam completamente cercados.

O cessar-fogo instaurado em 27 de fevereiro foi violado em 22 de abril em Alepo, onde cerca de 300 pessoas foram mortas nos combates.

A Rússia propôs na sexta-feira (20) aos Estados Unidos e à coligação internacional liderada por Washington lançar ataques aéreos em conjunto a partir de 25 de maio contra “grupos terroristas” ativos na Síria, segundo o ministro da Defesa russo, Sergueï Choïgou.

Segundo Choïgou, Moscou se reservava “o direito de lançar ataques, a partir de 25 de maio, contra os destacamentos de grupos terroristas e grupos armados ilegais que não respeitassem o cessar-fogo”.

Segundo um porta-voz norte-americano, a Rússia retirou muito pouco das suas forças da Síria, desde a retirada parcial anunciada em março pelo presidente Vladimir Putin, e chegou a instalar uma nova base avançada perto de Palmira.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados