Mundo

Avenida Champs-Elysée tem trânsito fechado para lazer de pedestres

Medida será repetida mensalmente

Norberto Liberator Publicado em 09/05/2016, às 12h00

None
champs.jpeg

Medida será repetida mensalmente

Uma das avenidas mais famosas do mundo, a parisiense Champs-Elysée, foi interditada no último domingo (8) e liberada apenas para circulação de pedestres. A medida deve ocorrer durante todos os primeiros domingos do mês. Não é a primeira vez que isto ocorre, mas o episódio marca o início da transformação da avenida em área de lazer.

A agência RFI afirma que a operação, que faz parte da campanha Jornada Sem Carros, foi decidida e aprovada pela prefeitura da capital francesa em fevereiro do ano passado. O trânsito no local foi fechado do meio-dia às 20h, com o objetivo de fazer as pessoas aproveitarem a avenida, que vai da Praça da Concórdia ao Arco do Triunfo.

A iniciativa faz parte das políticas de mobilidade urbana e ampliação de espaços livres para pedestres, promovidas pela prefeita Anne Hidalgo. A próxima edição, do dia 5 de junho, marcará o início do aumento da jornada: a partir dela, o trânsito será fechado durante o dia todo, o que não foi possível ontem devido a cerimônias lembrando a Segunda Guerra Mundial.

(sob supervisão de Ludyney Moura)

Jornal Midiamax