Grupo explodiu caminhão e moto em zona curda da Síria

Um caminhão e uma moto carregados de bombas explodiram na zona ocidental de Qamishli, cidade síria de maioria curda, próxima da fronteira com a Turquia. Segundo fontes locais citadas pela rede portuguesa RTP, mais de 100 pessoas morreram, em contagem provisória.

De acordo com autoridades locais, mais de 170 ficaram feridos. Os ataques foram reivindicados pela organização terrorista autointitulada . O grupo informou que o atentado seria uma “resposta aos bombardeios” da coligação anti-jihadista na vila de Minjeb, norte da Síria, uma das áreas controladas pelo grupo.

A ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos informou que o objetivo era atingir um centro da polícia e um prédio do governo. Nas contas da organização, ao menos 200 pessoas morreram. Apesar de não haver consenso na quantidade divulgada pelo grupo e pelas autoridades, ambos afirmam que os números devem aumentar ao longo do dia.

A RTP afirma que, em cinco anos de início do conflito na Síria, mais de 280 mil pessoas morreram, mais de 4,8 milhões se refugiaram e mais de 6,5 milhões estão em acampamentos nas fronteiras.