A Volkswagen AG escolheu o chefe da divisão Porsche, para ocupar a vaga de  executivo-chefe da montadora alemã

BERLIM  –  A Volkswagen AG escolheu o chefe da divisão Porsche, Matthias Mueller, para ocupar a vaga de Martin Winterkorn como executivo-chefe da montadora alemã. Na quarta-feira, Winterkorn apresentou sua renúncia após assumir a responsabilidade pelo escândalo de emissões de gases nos Estados Unidos e ter ressalvado, contudo, que ele não cometeu nenhuma irregularidade.

 

Mueller, de 62 anos, disse que vai fazer de tudo para reconquistar a confiança dos consumidores, notando que o cuidado “é mais importante que a velocidade”.

O executivo acrescentou que a Volkswagen vai adotar “regras de compatibilidade” mais rigorosas e se comprometeu a tornar a empresa “ainda mais forte”.

Na sexta-feira da semana passada, a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos acusou a Volkswagen de instalar um software usado para fraudar testes de emissões de poluentes em 482 mil carros vendidos nos EUA.

Dias depois, a montadora disse que um software semelhante estava instalado em 11 milhões de veículos a diesel no mundo, mas não deu detalhes dos modelos ou de onde se encontravam.

Hoje, o ministro alemão dos Transportes, Alexander Dobrindt, disse a parlamentares que 2,8 milhões daqueles veículos estão na Alemanha.