Sorriso da ‘Mona Lisa’ foi usado em outra obra de Da Vinci

Mesmo trabalho de sombras foi encontrado na “Bella Principessa”

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Mesmo trabalho de sombras foi encontrado na “Bella Principessa”

O enigmático sorriso da “Mona Lisa”, provavelmente o mais famoso da história da arte, foi usado em outro quadro do gênio italiano Leonardo da Vinci, na obra chamada “Bella Principessa“.

A constatação – feita por um estudo conduzido por Alessandro Soranzo e Michel Newberry, ambos da Universidade Sheffield Hallam, do Reino Unido, e publicado no jornal “Vision Research” – ajuda também a confirmar a autoria da pintura, até então duvidosa.

As características do sorriso da “Mona Lisa” já haviam sido alvo de outra pesquisa, esta da Harvard Medical School e publicada em 2005 pela revista “Nature”. Nela, descobriu-se que o sorriso foi pintado com um jogo de sombras que o deixa mais aberto e evidente ao ser olhado perifericamente, e não centralmente. Segundo o estudo, essa parte do quadro pode ser vista melhor quando o observador não olha diretamente para a boca da “Gioconda”.

Sabendo disso, os pesquisadores da Sheffield Hallam compararam os sorrisos da “Mona Lisa” e da “Bella Principessa” e perceberam que o trabalho realizado em ambos é muito semelhante e, definitivamente, do mesmo artista, no caso, Da Vinci.

“Através de vários experimentos psicofísicos, demonstramos que a mudança da inclinação com a qual se vê a boca da ‘Bella Principessa’ gera a ilusão que definimos como ‘um sorriso esquivo’”, disseram os autores do trabalho.

Últimas Notícias