Onda de calor deixa mais de 700 pessoas mortas na Índia

Os termômetros na região marcam 47ºC na sombra

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os termômetros na região marcam 47ºC na sombra

A onda de calor na Índia já matou mais de 700 pessoas, em uma semana. O sudeste do país é o lugar mais quente. O estado de Andhra Pradesh tem o maior número de vítimas: mais de 500 pessoas morreram de calor.

Os termômetros na região marcam 47ºC na sombra e o ar seco piora a situação. A maioria das vítimas morreu de insolação e de desidratação. São idosos, moradores de rua e homens que trabalham na construção civil e ficam expostos ao sol. As crianças e as mulheres grávidas também sofrem mais. A previsão é de que esse calor dure ainda mais duas semanas.

Para agravar ainda mais a situação, só 30% da população de mais de 1,2 bilhão de habitantes tem acesso à eletricidade. Ar condicionado e ventilador são artigos de luxo para a maioria dos indianos e mesmo aqueles que têm força em casa estão enfrentando quedas de energia constantes, por causa do aumento do consumo.

Esse calor todo não é comum na Índia, mas os estudos sobre o aquecimento global estão prevendo temperaturas cada vez mais altas e mais frequentes.